Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Arcabouço fiscal

Entenda qual é o impacto da aprovação do novo marco fiscal na economia brasileira

Uma das principais mudanças econômicas propostas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a implementação de um novo arcabouço fiscal em substituição ao teto de gastos, como balizador das contas públicas.

Imagem de destaque da notícia

Uma das principais mudanças econômicas propostas pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é a implementação de um novo arcabouço fiscal em substituição ao teto de gastos, como balizador das contas públicas. A medida é uma das prioridades dos parlamentares e deve ser apreciada pela Câmara dos Deputados em breve. A aprovação do novo marco fiscal trará uma série de desdobramentos para a economia brasileira, em especial um aceno positivo para a queda da taxa básica de juros. Analista de Investimentos e Trader, Ariel Fernandes explica que o arcabouço fiscal se tornará o alicerce da sustentação de normas que irão nortear a política fiscal brasileira. “De forma prática, funciona como um conjunto de regras que têm como objetivo evitar o descontrole das contas públicas. A ideia é evitar que o governo gaste mais do que arrecada, o que traria maior previsibilidade às finanças públicas e mais confiança por parte de credores, investidores e agentes econômicos de forma geral”, esclarece.

Ele complementa que, em teoria, em um cenário fiscal mais estruturado haveria espaço para uma queda da taxa Selic. A manutenção de juros altos por um longo tempo acaba se tornando nociva às atividades produtivas de um país. O especialista destaca que gastos públicos sob controle ajudam a manter a confiança nos rumos da atividade econômica, enquanto juros altos encarecem o crédito, o que arrefece a disposição de se investir no setor produtivo do país. Como consequência da alta da Selic, a moeda local tende a se desvalorizar, o que pode agravar a inflação, prejudicar o crescimento da economia e o poder aquisitivo da população. O texto apresentado pelo Ministério da Fazenda defende o aspecto anticíclico da economia, diferente do que é realizado atualmente. Ariel esclarece que uma atuação anticíclica significa atuar de forma contrária a um ciclo econômico, evitando desequilíbrios que possam ser impedidos ou corrigidos.

“Por exemplo, em um período com bons níveis de renda e pleno emprego, é esperado que haja um aumento direto no consumo. Esse crescimento da demanda leva as empresas a produzirem mais e aumentarem as suas receitas e resultados. Neste cenário, o governo poderá aumentar a carga tributária e fazer uma reserva para períodos que, eventualmente, se mostrem menos aquecidos. Já no cenário contrário, entra a política econômica anticíclica, que permite ao governo gastar mais com estímulos para impulsionar a economia, mantendo o fluxo de bens e dinheiro em circulação. Ou seja, tudo o que antes foi reservado será consumido quando a população e as empresas precisarem de uma força extra”, ressalta. No antigo teto de gastos, o aumento das despesas públicas de um ano estava condicionado à evolução do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Isso significa que o governo só podia gastar o equivalente à inflação medida no ano anterior. Já o novo arcabouço fiscal prevê que o aumento de gastos acompanhe a evolução das receitas públicas, até o limite de 70%. Por exemplo, se de um ano para o outro a arrecadação crescer 2%, o governo só poderá gastar 1,4% a mais.

“As receitas primárias líquidas são aquelas originadas de tributos, transferências recebidas de outros entes públicos e royalties. Com as regras anteriores, em períodos de recessão era preciso cortar tanto os gastos que isso prejudicava o movimento de recuperação da economia. O arcabouço determina que o aumento real das despesas (descontada a inflação) ficará dentro de uma banda que vai de 0,6% a 2,5%, já prevendo um teto e um piso para determinadas situações. Ele também contempla o compromisso de reduzir o atual déficit fiscal, que é quando as despesas superam as receitas. De acordo com o governo, a proposta visa a zerar esse déficit até 2024 e, a partir de 2025, alcançar um superávit fiscal de 0,5% do PIB, obedecendo uma banda de 0,25% para cima e para baixo. No comunicado à imprensa, o ministro Fernando Haddad deixou claro que a prioridade do governo não é o corte de gastos, mas sim o aumento da arrecadação tributária. Porém, afirmou que novos impostos ou aumento de alíquotas dos já existentes não estão no horizonte do governo”, observa.

A aprovação do marco fiscal também tem impacto no setor de investimentos e na bolsa de valores. De acordo com Ariel, as novas regras fiscais poderiam favorecer primeiramente as ações ligadas ao varejo, construção civil e outras associadas à economia doméstica. “Com as expectativas de inflação estacionada, o Banco Central deve começar a baixar os juros, impactando positivamente o mercado como um todo. Quanto à renda fixa, a possível antecipação do corte de juros poderá beneficiar títulos prefixados e atrelados à inflação. O que está mais claro até o momento por parte do governo é o foco no Bolsa Família. Já o programa Minha Casa, Minha Vida ficariam em segundo lugar em termos de prioridade e, por fim, o aumento de gastos chegaria no Fies. Mesmo que não se saiba ao certo quais as áreas privilegiadas pelo atual governo, o fato é que o arcabouço fiscal dá mais conforto ao Banco Central em relação ao equilíbrio das contas públicas. Isso abre uma janela para uma redução de juros”, revela.

O analista complementa que a implementação bem-sucedida do arcabouço fiscal dependerá não apenas da aprovação do texto, mas também de sua efetiva aplicação e fiscalização. “É fundamental que as políticas econômicas sejam sustentáveis e guiadas pela responsabilidade fiscal, para que o país possa alcançar um desenvolvimento econômico sólido e duradouro. Acompanhando as experiências de outros países que adotam medidas semelhantes, o Brasil tem a oportunidade de fortalecer sua economia, atrair investimentos e promover o bem-estar social por meio de uma gestão fiscal sólida e responsável.

 

Fonte: Banda B

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis