Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Educação

Estudante de escola em Messias representará Alagoas no Senado Federal

Foto: Divulgação/Seduc
Foto: Divulgação/Seduc

Éllydy Mayane Gonçalves da Silva, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Judith Nascimento, localizada na cidade de Messias, será empossada como Jovem Senadora e representará Alagoas no Senado Federal, em Brasília-DF. A jovem integra a comitiva dos 27 Jovens Senadores na edição 2023 do programa, que proporciona a estudantes de todo o país a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo.

A seleção foi realizada a partir de um concurso de redação entre estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, com o tema "Saúde mental nas escolas". A redação de Éllydy foi selecionada dentre as 18.687 inscritas em todo o estado, sendo 686 da regional (a 12ª) a que pertence a Escola Judith Nascimento. Com o feito, ela já inicia os preparativos para viajar à capital federal, onde permanecerá de 21 a 25 de agosto.

E a comemoração pelo resultado, anunciado na quarta-feira (05), foi dupla. É que, ao vencer o certame, Éllydy também vai realizar o sonho de viajar de avião pela primeira vez. Ao receber a notícia, a jovem de 16 anos fez questão de reconhecer o papel da escola, agradecendo, especialmente, à professora de Língua Portuguesa, Tatiana Fernandes.

"A expectativa é muito grande. Será minha primeira viagem de avião, e eu já estou muito ansiosa por isso. Vou me empenhar ainda mais a partir de agora. Foi tudo muito gratificante até aqui, porque sempre pude contar com o apoio de todos. A professora Tatiana me mandou textos em que eu pude me basear, mas também relatei casos de ansiedade, registrados aqui na escola, para construir a minha redação. É um tema que precisa ser mais debatido na sociedade como um todo", disse a estudante.

Orgulhosa, a mãe de Éllydy, Marize Silva, descreveu, em lágrimas, a vitória da filha. "A Éllydy se dedica muito e nunca deixa de tirar as dúvidas em sala de aula. Ela gosta de ler, para melhorar o vocabulário, além do que sempre treinou bastante com as redações que eram corrigidas pela professora. Não foi à toa que ganhou uma bolsa do CNPq, programa do governo federal voltado à iniciação científica. Agora, ganhou um grande presente de aniversário, já que vai completar 17 anos no próximo domingo", afirmou Marize.

O anúncio coincidiu com o retorno às aulas da rede estadual no segundo semestre e foi feito durante solenidade que contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Marcius Beltrão. Ele parabenizou a todos os participantes do concurso.

"É uma honra participar desta festa de cidadania e conhecimento. Fico feliz quando o jovem se interessa pela política, porque ela está presente em tudo. Amanhã, qualquer um de vocês também pode vir a ser um político, um legislador. Todos vocês, sem exceção, estão de parabéns por terem participado desse concurso com ampla concorrência e que consagrou a jovem Éllydy. Tenho certeza de que estaremos muito bem representados", discursou o secretário.

O programa - O programa Senador Jovem Brasileiro foi criado por meio da Resolução 42/2010, englobando o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. Ocorre anualmente e proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal a oportunidade de conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil.

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Os temas sempre abordam tópicos de civismo e questões sociais, convidando à reflexão sobre o exercício da cidadania. Os autores das 27 melhores redações — um de cada estado e do Distrito Federal — são automaticamente selecionados para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país, conforme a atuação dos senadores da República.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis