Houve uma redução de 7,95% no número de mortes violentas em Alagoas em junho deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), e foram divulgados durante uma coletiva de imprensa, na manhã desta quarta-feira (05), que contou com a presença do governador Paulo Dantas e autoridades do núcleo de segurança do Estado. A apresentação do balanço da violência no mês de junho aconteceu no salão de despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió.
De acordo com os números do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), foram registradas 71 mortes violentas intencionais em junho de 2023. No mesmo período, em 2022, foram registradas 88 mortes violentas intencionais — o que corresponde a uma queda de mais de 7,5 %.
Se comparado como ano de início da série história, em 2012, quando foram registradas 181 mortes, houve uma queda de mais de 44% no número de mortes violentas intencionais.
"Mais uma vez conseguimos reduzir a criminalidade em Alagoas. É um trabalho em conjunto das forças de segurança do Estado, quem firmou um compromisso para proporcionar ao alagoano um ambiente seguro, sem criminalidade. É um trabalho feito com excelência, em pró da população. Todos os setores de segurança Pública de Alagoas têm caminhado juntos para reduzir os índices de violência. O nosso governo também tem trabalhado para políticas públicas, para que essas políticas também possam contribuir para a redução da criminalidade", disse o governador de Alagoas, Paulo Dantas.
A apresentação do balanço da violência no mês de junho aconteceu no salão de despachos do Palácio República dos Palmares, em Maceió.
O trabalho integrado das forças de segurança do Estado também foi destacado pelo Secretário de Segurança Pública de Alagoas, Flávio Saraiva.
"Gostaria de destacar o trabalho integrados das polícias do nosso estado, que é destaque em todo o Brasil. Somos um dos poucos estados que conseguiu integrar todas as forças de segurança, trabalhando juntos com o mesmo propósito. Isso demonstra a absoluta que o trabalho é bem feito e constante. São números que representa o compromisso nosso com a população", disse o secretário.
- O número de feminicídios registrados em junho de 2023 é o mesmo registrado no mesmo período em 2022;
- Houve aumento de 23% no número de armas apreendidas em junho de 2023, se comparado com o mesmo período do ano passado;
- Houve redução de 30% no número de apreensões de drogas, se comparado com o mesmo período do ano passado;
- Houve queda de 28,43% no registro de roubos a transeunte, sem comparado com o mesmo período do ano passado;
- Houve queda de 4% no número de roubo de veículos em junho deste ano, se comparado com o mesmo período em 2022;
- Houve queda de mais de 58% no número de roubos em residências, se comparado com o mesmo período do ano passado;
- Houve queda de mais de 94 % em roubos de veículos de passeio, se comparado com o mesmo período de 2022.
Autoridades do núcleo de segurança do Estado estiveram presentes na coletiva.