A Polícia Civil, por meio do 10° Distrito Policial (10°DP), informou, na manhã desta sexta-feira, 23, que já identificou o autor da agressão contra a equipe de reportagem da TV Ponta Verde, durante um protesto nessa quinta, 22, no Conjunto Village Campestre, em Maceió.
De acordo com a chefe de operações do 10°DP, Zeina Oliveira, foi aberto um procedimento para investigar o caso. "Ele será intimado para comparecer à Delegacia e todas providências legais serão realizadas pela Polícia Civil", disse a agente.
Vídeo mostra agressão - As imagens compartilhadas pela reportagem mostram o homem arremessando o próprio capacete por três vezes contra o repórter cinematográfico Bruno Reis e o repórter Evandro Amorim. Nos três movimentos agressivos, o capacete atinge em cheio as vítimas.
Havia também mulheres, inclusive, algumas delas segurando crianças no colo no momento em que o homem se exalta e parte para a violência. Uma das mulheres chega a questioná-lo: "Aqui tem criança. Você enlouqueceu?".
Assista:
O homem, que conduzia a motocicleta de placa SAD-8F81, ficou ainda mais agressivo ao perceber que o cinegrafista filmou a motocicleta. Foi quando desferiu o terceiro golpe, momento em que a câmera que registrou as cenas chega a apresentar problemas no áudio.
O site emergência190 se solidariza com os profissionais e repudia todo e qualquer ato de violência contra profissionais de imprensa.
Sindjornal emite nota de repúdio - O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiaram o caso e afirmaram que as vítimas já procuraram a Polícia Civil. Leia a nota na íntegra:
"O Sindjornal e a FENAJ repudiam a violência sofrida pelos jornalistas Bruno Reis e Evandro Amorim, da TV Ponta Verde, durante cobertura de protesto de moradores no bairro Village Campestre 2, em Maceió, na manhã desta quinta-feira (22/06). Eles foram vítimas de um motociclista que transitava pelo local e tentou impedir a manifestação.
Ao ver que o protesto era filmado, o agressor foi tentar impedir o trabalho da imprensa e agrediu os profissionais da TV Ponta Verde. Várias pessoas que estavam no local foram testemunhas do ocorrido. O repórter cinematográfico Bruno Reis e o repórter Evandro Amorim, vítimas da violência, já estiveram em uma delegacia da região para fazer um boletim de ocorrência.
O Sindjornal e a FENAJ vão acompanhar o caso e cobrar das autoridades policiais a imediata apuração da ocorrência, para que o autor das agressões seja identificado e punido de acordo com a legislação.
Mais uma vez os jornalistas são obrigados a exigir, publicamente, que os governos promovam políticas públicas que garantam o exercício profissional do jornalismo. Não vamos nos calar diante de mais um ato de violência contra nossa categoria".