Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde

Câncer de Boca: Sesau reforça importância de consulta periódica ao dentista e do autoexame

Maiores fatores para desenvolvimento da doença são o tabagismo e o consumo de álcool em excesso

As crianças desde cedo devem ser orientadas sobre a necessidade de escovar os dentes diariamente
As crianças desde cedo devem ser orientadas sobre a necessidade de escovar os dentes diariamente

Para alertar para prevenção e combate ao câncer de boca, cujo Dia de Luta ocorre nesta quarta-feira (31), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reforça as ações e orientações para conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal. Isso porque, os maiores fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de boca são o tabagismo e o consumo de álcool.

Além destes, exposição ao sol sem prevenção, excesso de gordura corporal e infecção pelo vírus HPV também são condições de maior risco de câncer. De acordo com a coordenadora de Odontologia do Hospital da Mulher (HM), Anelise Ayres, os primeiros sintomas da doença são pequenas lesões na cavidade bucal, por isso, é essencial a busca por um profissional de odontologia para fazer o diagnóstico adequado.


Ela explica que a doença pode ser prevenida de forma simples e tratada precocemente, embora a maioria dos casos seja identificada em estágios avançados. "É necessário fazer as pessoas entenderem a importância de ir periodicamente ao dentista, de fazer a limpeza bucal adequadamente, não apenas para a questão dental, mas para uma avaliação completa da estrutura bucal. Isso porque, quando os sintomas são identificados no estágio inicial, o prognóstico é mais favorável à qualidade de vida do paciente", disse Anelise Ayres, ao destacar que as crianças desde cedo devem ser orientadas sobre a necessidade de escovar os dentes diariamente.

Ainda segundo a coordenadora de Odontologia do HM, as pessoas devem fazer o autoexame. "O paciente pode avaliar toda estrutura da boca, como bochechas, lábios, mucosas e se perceber alguma alteração na coloração ou no volume, sangramento constantes e feridas na boca que não cicatrizam há mais de 15 dias a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, onde as equipes de saúde bucal estão capacitadas para fazer a avaliação e o diagnóstico das lesões", explicou.


No entanto, o diagnóstico tardio pode levar a sequelas mutiladoras, comprometendo a qualidade de vida. "Em alguns casos é necessário que os acometidos com a doença façam radioterapia, quimioterapia, por isso, quando o paciente é diagnosticado com câncer nós encaminhamos para um oncologista para dar início ao tratamento", pontuou a coordenadora.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis