Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

ANM

Servidores da Agência Nacional de Mineração anunciam primeira greve no governo Lula

Os servidores públicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) estão de greve a partir desta segunda-feira 29, inaugurando a primeira no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Imagem de destaque da notícia

Os servidores públicos da Agência Nacional de Mineração (ANM) estão de greve a partir desta segunda-feira 29, inaugurando a primeira no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com isso, ficam comprometidas as fiscalizações de barragens de mineração e garimpo ilegal, por exemplo. Os funcionários pedem equiparação salarial às demais agências reguladoras do governo federal, que somam 11, no total. Segundo os servidores, apenas a ANM não reajustou a remuneração do seu quadro de funcionários em valor igual ao pago pelos outros órgãos. Eles também reivindicam novos concursos públicos para reforço do quadro de pessoal, o repasse integral da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) e a ordenação do Fundo Nacional da Mineração.

A ANM é a sucessora legal do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), responsável pela outorga, fiscalização e regulação da mineração no Brasil. “Embora esteja incluída na Lei Geral da Agências Reguladoras, a ANM jamais foi tratada pelos Governos como as demais. A ANM nunca foi estruturada para cumprir suas atribuições determinadas em Lei”, diz trecho da carta aberta publicada pelos servidores. Até esta terça-feira 30, as atividades da ANM estarão inteiramente paralisadas. A partir do dia seguinte, apenas os serviços diretamente relacionados à segurança serão realizados.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis