Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Polícia

PM participa de Operação Fase Amarela da Secretaria de Segurança Pública

Efetivo da PM segue fiscalizando cumprimento de novo decreto estadual

Imagem de destaque da notícia

Em meio ao cenário da Pandemia da Covid-19 e diante do Decreto Estadual nº 73.467, que colocou Alagoas de volta à Fase Amarela, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) deu início na noite desta sexta-feira (05), à Operação Fase Amarela.

Equipes da Polícia Militar de Alagoas participam ativamente das ações de fiscalização do cumprimento do decreto governamental em todo o estado. Durante a noite de sexta-feira, na Capital, as ações foram acompanhadas pelo secretário de Segurança, Alfredo Gaspar e pelo comandante-geral da PM, coronel Wellington Bittencourt e contaram com guarnições de diversas unidades operacionais.

Os principais alvos da operação foram bares, restaurantes, boates e similares. De acordo com o novo decreto, esses locais só poderão funcionar com 50% da capacidade e encerrar todas as atividades até às 23h. As equipes policiais realizaram rondas e abordagens em estabelecimentos e locais com aglomeração de pessoas em todas as regiões do estado, orientando os proprietários e clientes com relação às restrições de funcionamento impostas pelo decreto.

O secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar, também destacou a importância da conscientização da população no combate à pandemia. "Essa ação da Polícia Militar e da Polícia Civil visa a conscientização. Vamos precisar da colaboração de todos. Ninguém quer perder um parente, um amigo, um filho, ou fazer mal a si mesmo", disse o secretário.

O coronel Bittencourt, Comandante-geral da Polícia Militar, ressalta que a operação possui caráter educativo, buscando orientar proprietários, clientes e a população em geral. "Esclarecer, conscientizar, fazer valer a regulamentação vigente, mas trazendo a população para o nosso lado, fazer entender a importância dessas medidas no momento em que vivemos", frisou o comandante.

Decreto Estadual nº 73.467

O documento, publicado na última quarta-feira (03) estabelece mudanças do Protocolo Sanitário de Distanciamento Social Controlado, com restrição de horário e de capacidade de funcionamento a diversos tipos de estabelecimentos pelos próximos sete dias.

A população tem um papel importante neste período. Além de cumprir o que está previsto, os cidadãos podem colaborar denunciando irregularidades através dos telefones do 181 (Disque-denúncia) e 190.

Interior

Unidades que atuam no interior do estado também realizaram ações fiscalizatórias a exemplo do 3º e 11º Batalhões de Polícia Militar (BPMs) e 1ª Companhia de Polícia Militar Independente (CPM/I).

Em Arapiraca atuaram três guarnições do Pelopes do 3º BPM e quatro do Programa Força Tarefa. Equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Meio Ambiente e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) da Prefeitura do município também participaram.

Seguindo o mesmo direcionamento, equipes da 1ª CPM/I uniram-se à Guarda Municipal, SMTT e Vigilância Sanitária para percorrer e fiscalizar estabelecimentos comerciais no município de São Miguel dos Campos.


Fiscalização intensa também ocorreu nos municípios de Penedo e Coruripe, área do 11º BPM. Durante a o dia, pontos de bloqueio e abordagens coibiram ilícitos. Já durante a noite guarnições de RP, Pelopes e trânsito visitaram bares, restaurantes, lanchonetes e afins para fazer cumprir o decreto governamental acompanhadas por agentes da Vigilância Sanitária municipal.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis