Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Nordeste

Pernambuco registra casos de superfungo e restringe atendimentos em dois hospitais

Divulgação
Divulgação

Dois casos do superfungo Candida auris foram confirmados pela Secretaria de Saúde de Pernambuco. Os pacientes estão internados em hospitais da rede estadual de saúde. O anúncio foi feito nesta segunda (22).

Os dois homens estão internados no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, na região metropolitana do Recife, e no Hospital Tricentenário, em Olinda, na mesma região. Eles possuem 48 e 77 anos, respectivamente. Os homens já estavam internados devido a outras motivações, segundo a secretaria, e não apresentam efeitos clínicos decorrentes do diagnóstico do fungo.

O governo investiga se os casos têm origem nos próprios hospitais ou se os pacientes foram infectados em ambientes externos antes de serem internados A Secretaria de Saúde decidiu restringir o atendimento para novos pacientes para evitar a propagação do fungo dentro dos dois hospitais.

A pasta também disse, por meio de nota, que fez ações de limpeza e desinfecção de ambientes, além de busca por novos casos em pessoas que estiveram no mesmo ambiente de circulação dos dois pacientes. Até o momento, nenhum caso novo foi identificado a partir dos resultados disponíveis, segundo o órgão estadual.

A liberação para novos atendimentos acontecerá apenas se for os resultados derem negativo para a presença do fungo nas pessoas que circularam nos espaços, de acordo com a Secretaria de Saúde. A Candida auris é um fungo que pode causar infecções invasivas, graves e associadas à alta mortalidade, podendo apresentar características de multirresistência e levar à ocorrência de surtos em serviços de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, o mecanismo de transmissão do superfungo dentro dos serviços de saúde ainda não é totalmente conhecido.

"No entanto, evidências iniciais sugerem que ela se dissemina por contato dos internados com superfícies ou equipamentos contaminados de quartos de pacientes infectados", diz a pasta, que afirma ainda ser fundamental reforçar as medidas de prevenção e controle, como higiene das mãos e limpeza e desinfecção do ambiente e de equipamentos.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis