Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Segurança

Lesa Pátria: mais 22 mandados de busca e apreensão são cumpridos

Agentes da Polícia Federal cumprem nesta quinta-feira 22 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Imagem de destaque da notícia

Agentes da Polícia Federal cumprem nesta quinta-feira 22 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. A ação é para identificar pessoas que financiaram os atos golpistas de oito de janeiro.

Esta é a décima-primeira fase da Operação Lesa Pátria. E foi autorizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que determinou o bloqueio de até R$ 40 milhões em bens dos investigados.

Os valores são para ressarcir os danos causados ao patrimônio público com a invasão e depredação dos prédios do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo.

De acordo com a PF, os fatos investigados apontam para os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição e deterioração de bens especialmente protegidos.

E, na próxima terça-feira, dia 16, começa o julgamento de mais 250 acusados de participação nos atos antidemocráticos.

O julgamento vai acontecer no Plenário Virtual do STF até o dia 22 de maio.

Será o quinto bloco de denúncias apresentado pela Procuradoria-Geral da República, que já somam 1.050.

O caso está sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes e investiga os autores intelectuais e as pessoas que incentivaram os atos. Eles são acusados de incitação ao crime e associação criminosa.

No julgamento, os ministros vão decidir se abrem ações penais contra os acusados. Se forem aceitas, serão instauradas ações penais e eles se tornarão réus. Em seguida, acontece a fase de coleta de provas, com depoimentos de testemunhas. Depois, o STF decide se condena ou absolve os acusados.

Segurança As ações estão concentradas nos estados de SP, MS e PR Brasília 11/05/2023 - 09:49 Leila Santos / Beatriz Albuquerque Renato Ribeiro - repórter da Rádio Nacional Operação Lesa Pátria quinta-feira, 11 Maio, 2023 - 09:49 100:00

Fonte: Agência Brasil

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis