O mar de Maceió começou a receber a limpeza de resíduos, por meio do barco movido a energia solar, conhecido como Ecoboat. Com o equipamento, a Prefeitura de Maceió retirou no primeiro dia de atuação na orla marítima restos de ventilar, frascos de remédios e até uma geladeira.
O equipamento já era utilizado desde dezembro do ano passado na orla lagunar da capital. Por lá, somente no mês de março, o barco conseguiu retirar 80 toneladas de resíduos descartados de forma irregular, de acordo com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (ARLUB), da Prefeitura de Maceió.
A ação na orla marítima, de acordo com o órgão municipal, irá ocorrer todos os dias, sendo intensificada por causa do período de chuvas que se aproxima Nessa quinta-feira (4), por exemplo, .foram retirados ainda, nas proximidades do porto, no Jaraguá, diversos itens recicláveis, como garrafas PET e embalagens.
De acordo com a ALURB, o barco tem capacidade de funcionamento de oito horas por dia e consegue suportar até 500 kg de resíduos diariamente.
A embarcação possui uma rede acoplada na parte frontal, que recolhe objetos flutuantes das águas de Maceió.