Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

charles III

Quem comparecerá à coroação de Charles III? Príncipe Harry e Lula são presenças confirmadas

No sábado, 6, aconteceu a coroação de Charles III, a primeira em 70 anos.

Imagem de destaque da notícia

No sábado, 6, aconteceu a coroação de Charles III, a primeira em 70 anos. Para participar deste momento, uma série de lideranças mundiais foram convidadas. Ao todo, haverá cerca de 2.000 convidados, entre eles está o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já confirmou presença e deve embarcar nos próximos dias. Apesar de alto número de convidados, a quantidade é menor do que a registrada na coroação de sua mãe, quando 8.000 pessoas lotaram a Abadia de Westminster em 1953. Até o momento, a lista de confirmados conta com: o príncipe Harry, filho mais novo do rei, que se distanciou da maioria dos membros de sua família após renunciar ao cargo e criticar publicamente a monarquia, confirmou que comparecerá após meses de negociações com o Palácio de Buckingham. Ele não estará acompanhado de sua esposa Meghan, que ficará na Califórnia com seus filhos. Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, e os chefes de Estado da França Emmanuel Macron, da Alemanha Frank-Walter Steinmeier, da Polônia Andrzej Duda e das Filipinas Ferdinand Marcos Jr, o presidente Lula também confirmou sua presença, o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak e sua esposa, Akshata Murthy, juntamente com membros do governo.

Membros de outras monarquias como os Reis Felipe VI e Letizia da Espanha, príncipes Federico e Maria da Dinamarca, príncipes Fumihito e Kiko do Japão, príncipes Albert II e Charlene de Mônaco, rei Abdullah II e rainha Rania da Jordânia. Representantes da sociedade civil britânica homenageados pela monarquia, também vão estar presentes, entre eles está o estudante inglês Max Woosey, que dormiu em uma barraca em seu jardim durante três anos para arrecadar dinheiro para caridade, e Richard Thomas, que entregou milhares de medicamentos a doentes durante os confinamentos da Covid-19, quatrocentos jovens de organizações apoiadas pela família real. Cerca de 80 membros das câmaras baixa e alta do Parlamento britânico. Tom Parker Bowles e Laura Lopes, filhos do primeiro casamento da rainha Camilla.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por The Royal Family (@theroyalfamily)

Não vai comparecer ou não foi convidado

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, será representado por sua esposa, a primeira-dama Jill Biden. De acordo com autoridades britânicas e americanas, isso está de acordo com o precedente, já que nenhum presidente dos EUA jamais compareceu à coroação de um soberano britânico. A Casa Branca insistiu que a ausência de Biden, conhecido por suas raízes irlandesas, “não é uma desconsideração”. Disse que o presidente e o rei têm um “bom relacionamento” e Biden aceitou o convite de Charles para fazer uma visita de Estado ao Reino Unido. A maioria dos duques britânicos. Estes costumavam comparecer vestidos com trajes de coroação e coroas, mas foram afetados pelo desejo de Charles III de que a lista de convidados fosse “meritocrática e não aristocrática”. O duque de Rutland expressou sua decepção ao jornal Daily Mail. Foram “famílias como a minha que sustentaram a família real por mais de 1.000 anos”, disse ele. As esposas dos parlamentares britânicos também não foram convidadas. Sarah Ferguson, ex-esposa do príncipe Andrew, irmão do rei, com quem ainda mora na propriedade da família real em Windsor e que repetidamente envergonhou a monarquia, também não recebeu convite. Lady Pamela Mountbatten, filha do tio-avô e mentor de Charles III, o conde Mountbatten de Mianmar, que foi dama de honra no casamento de Elizabeth II com Philip em 1947, também não comparecerá.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis