Uma mulher de 73 anos teve uma das pernas amputadas durante uma cirurgia no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. O procedimento foi desnecessário e é tratado como erro médico pela hospital, que abriu sindicância para apurar o caso e afastou a toda a equipe médica responsável.
A cirurgia foi realizada nesta sexta-feira (21). De acordo com informações do HGE, a mulher deu entrada na unidade, no dia 19 de abril, para corrigir uma fratura no tornozelo. No entanto, ela teve a perna amputada na altura da coxa.
Em nota conjunta, enviada à imprensa, o HGE e a Secretária de Estado da Saúde (Sesau/ AL) informaram que toda a equipe médica que participou da cirurgia foi afastada e que o caso será apurado com rigor. A Sesau disse que está prestando toda a assistência necessária à paciente e sua família; confira a nota, abaixo:
"A direção do Hospital Geral do Estado vem a público informar que foi aberta sindicância para apurar as circunstâncias que levaram ao erro médico em uma cirurgia realizada nesta sexta-feira (21), que causou a amputação da perna de uma paciente. Para preservá-la, não será divulgado seu nome.
A Secretaria de Estado da Saúde lamenta profundamente o ocorrido e informa que já está prestando toda a assistência necessária à paciente e à família. A direção já afastou toda a equipe médica envolvida para apuração rigorosa do acontecido".