Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Maceió

Aluno de escola particular é diagnosticado com meningite em Maceió

Aulas na instituição de ensino não foram suspensas; em três meses, a capital alagoana teve nove notificações da doença

Quadro de saúde da criança não foi divulgado
Quadro de saúde da criança não foi divulgado

Mais um caso de meningite foi confirmado em uma escola do bairro Farol, em Maceió, pela Secretaria Municipal de Saúde. Desta vez, o paciente é um aluno de uma escola particular e foi diagnosticado nessa quarta-feira (29). Ao todo, já foram notificados nove casos de meningite este ano na capital.

Dos nove casos confirmados, dois são de meningite meningococemia, dois de meningite pneumococo e cinco de meningites não especificadas. O caso mais recente é do tipo meningococemia.

O quadro de saúde da criança não foi divulgado. A escola informou que não houve suspensão das aulas e que os alunos e outras pessoas que tiveram contato com ele receberam a devida profilaxia.

Já a Secretaria de Saúde de Maceió informou que "adotou todas as medidas de Vigilância em tempo oportuno, como a profilaxia dos contatos mais próximos e prolongados, com administração de medicação, assim como o monitoramento dos contatos com o caso confirmado".

Doença grave e rápida

Considerada rara, a doença meningocócica invasiva (DMI) evolui de forma rápida e chega a causar a morte de um em cada dez pessoas que a contraem, deixando duas com sequelas físicas e neurológicas graves.

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas. As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono e inverno e das virais na primavera e verão.

A vacinação é a forma mais eficaz de evitar a infecção. Sete vacinas são recomendadas e estão disponíveis por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) nas mais de 49 mil salas de vacinação espalhadas por todo o País.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis