Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Saúde

AL deve ter cerca de 370 casos de câncer do colo do útero em 2023

Principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV

AL deve registrar cerca de 370 casos de câncer do colo do útero em 2023
AL deve registrar cerca de 370 casos de câncer do colo do útero em 2023

Alagoas deve registrar, neste ano de 2023, cerca de 370 casos de câncer do colo do útero, doença considerada a terceira causa de mortes prematuras femininas no Brasil. A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer (Inca) que aponta para a importância da prevenção e da imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV).

O desenvolvimento da doença está associado à infecção persistente pelo vírus, no entanto, estima-se que 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-lo ao longo de suas vidas. Por isso, a principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV. O imunizante já está implementado no calendário vacinal desde 2014, e a recomendação do Ministério da Saúde é a aplicação das doses em meninos e meninas entre 9 e 14 anos.

A doença, contudo, é um desafio para a gestão pública, principalmente pela projeção de até 51 mil mulheres com a doença até 2026. Apesar da estimativa, o número pode ser reduzido com a adoção de mecanismos de controle, como vacinação e rastreamento preventivo.

A dificuldade, no entanto, é que tais abordagens esbarram nas desigualdades sociais e regionais do país. A última Pesquisa Nacional de Saúde revelou que a taxa de rastreamento é consideravelmente menor em mulheres de baixa escolaridade, pardas e negras.

O câncer do colo do útero é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas na fase inicial. Nos casos mais avançados, podem ocorrer sangramento vaginal intermitente e, após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor abdominal associada a queixas urinárias ou intestinais. A melhor forma de garantir a detecção precoce são os exames preventivos, como o conhecido Papanicolau, mesmo sem a presença de sintomas. O diagnóstico nas fases iniciais é importantíssimo porque aumentam as chances de cura.

Com assessoria*

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis