Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Polícia

Turistas são abordados por golpistas que cobram por fotos em pontos 'instagramáveis' da orla

Seinfra / AL
Seinfra / AL

Agentes da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) abordaram, na semana passada, um homem que foi apontado por um casal de turistas por estar cobrando por tirar fotos em pontos 'instagramáveis', na orla de Ponta Verde, em Maceió.

A reportagem do Cidade Alerta Alagoas, da TV Pajuçara/Record TV, entrevistou nessa sexta-feira, 17, o coordenador da Oplit, Antônio de Pádua, que explicou como está funcionando o tipo de golpe.

"Essa informação chegou até a Oplit na semana passada, quando um casal procurou a base próximo ao Marco dos Corais. Eles informaram que uma pessoa estava cobrando por tirar fotos para eles aqui no Marco dos Corais. De imediato uma equipe veio até aqui, falou com essa pessoa, disse que ela não podia estar realizando aquele tipo de cobrança. Uma vez que para fazer esse tipo de atividade, a pessoa tinha que ter registro junto à Prefeitura, e no caso ele não tinha. Foi pedido para que ele se retirasse do local e não realizasse esse tipo de cobrança abusiva".

Segundo o agente, a denúncia é que inicialmente nesse tipo de golpe está sendo cobrado o valor de R$ 10.

"Ele sendo profissional, teria que ter essa licença. Não tendo, ele está extrapolando e até coagindo essas pessoas, os turistas ou seja quem estiver nos pontos instagramáveis. Qualquer pessoa que for vítima desse tipo de ação, pode procurar uma delegacia ou os postos da Oplit, e tentar qualificar aquela pessoa, que nós faremos o Boletim de Ocorrência por extorsão ou até mesmo ameaça, já que muitas vezes eles até coagem a pessoa. Como não temos esse conhecimento ainda da abordagem específica, temos o conhecimento através dos turistas que chegam e trazem essa informação. Então a gente consegue fazer o BO no mínimo por extorsão, qualificando essa pessoa".

Como saber se o fotógrafo é credenciado? - "Geralmente quando a Prefeitura expede esse alvará para a pessoa trabalhar, geralmente o profissional tem um crachá ou alguma autorização visível que a Prefeitura está autorizando que ela faça o determinado tipo de atividade na orla ou em qual ponto for de Maceió. Para isso existem os fiscais da Prefeitura, que verificam se esse trabalho está sendo feito de forma regular. E também tem a polícia, que você faz o boletim de ocorrência por extorsão, ameaça ou constrangimento ilegal. Uma vez que a pessoa força que você faça uma atividade que você não tem interesse em fazer, a pessoa está lhe constrangendo ou ameaçando", orientou Antônio de Pádua.



Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis