Uma conta pode ser banida pelo WhatsApp de forma permanente ou temporária se o usuário não seguir as diretrizes envolvendo o uso responsável do app.
O mensageiro possui tecnologias que identificam comportamentos duvidosos, envio de spam, aplicação de golpes ou qualquer outra atividade que coloque em risco a segurança das pessoas que usam o serviço.
Motivos
Uma das principais causas do bloqueio temporário é o uso de versões não oficiais e modificadas do WhatsApp, como as ferramentas "WhatsApp Plus" e "WhatsApp GB".
Os aplicativos não oficiais colocam em risco a privacidade, segurança e proteção. Por conta disso, o WhatsApp não garante que os apps de terceiros usem criptografia de ponta a ponta e que as mensagens e dados, como localização ou arquivos compartilhados, permanecerão privados e seguros.
Quem utiliza esses apps desenvolvidos por terceiros corre o risco de violar termos de serviço do mensageiro, pois são softwares que podem modificar a estrutura do app.
Caso encontre alguma versão do app que prometa recursos sem constar no aplicativo original, evite o uso e o download.
O WhatsApp recomenda salvar o histórico de conversas antes de mudar de aplicativo.
Fazer extração de dados, que coleta dados de maneira automatizada, para qualquer fim proibido, configura uma violação das normas do app e pode provocar o bloqueio da conta.
Banido temporariamente
Com a conta banida temporariamente, o mensageiro exibe um cronômetro com o tempo restante até a liberação da conta e o aviso "Você está temporariamente banido do WhatsApp porque você pode ter violado nossos Termos de Serviço".
Ao terminar a restrição, basta abrir a versão oficial do mensageiro no celular e fazer o login com seu número de telefone.
Após validar o acesso, já é possível retomar as conversas.
A conta pode ser banida mais que uma vez, se a atividade continuar violando as regras.
Banido permanentemente
Quando o usuário tentar acessar o WhatsApp e aparecer a mensagem "Esta conta está impedida de usar o WhatsApp" indica que está expulso permanentemente.
O banimento permanente acontece ao violar os "Termos de Serviço" ou as "Políticas de Privacidade".
O mensageiro faz uma análise da atividade da conta e pode cancelar o banimento e permitir o retorno da conta.
Caso o banimento da sua conta tenha sido cancelado, será necessário confirmar seu número de telefone no WhatsApp novamente.
Se a conta for excluída por engano, é possível recuperar a conta. Será necessário entrar em contato com o mensageiro pelo e-mail ([email protected]) para relatar detalhes sobre o problema ou toque em "Solicitar análise".
Um código de confirmação de seis dígitos enviado por SMS terá que ser inserido na solicitação de análise.