Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

TCE vê "pontos sensíveis" no edital de concessão da Cedae

Imagem de destaque da notícia

Tribunal de Contas do Rio propôs auditoria para acompanhar o processo de licitação da empresa

Reprodução/Twitter/@CedaeRJ

Entre as questões apontadas na auditoria estão a adesão de novos municípios, a qualificação técnica exigida para a licitação, o prazo para atingimento das metas de saneamento, a exclusão de áreas irregulares para o cumprimento das metas proposta na modelagem, a viabilidade de preço e volume da água a ser fornecida pela Cedae e a necessidade de vinculação em edital dos valores mínimos de investimentos.

Aparecem ainda o prazo máximo para a realização de obras em cada município e a incerteza regulatória quanto às regras para cobrança de tarifa de esgoto.

Segundo o TCE, para cada um desses pontos foi traçada uma série de critérios com a intenção de estabelecer um alinhamento entre o projeto e o ordenamento jurídico. Os princípios do Marco Regulatório do Saneamento foram utilizados como referência para a ação.

O conselheiro Marcelo Verdini Maia, relator do processo, ressaltou a importância do TCE fazer relatórios preliminares para cada uma das demais fases da concessão (do edital de abertura, que é a primeira fase, até a assinatura do contrato) para, segundo ele, “instruir também os gestores da administração estadual”.

Já o conselheiro-presidente do TCE-RJ, Rodrigo do Nascimento, parabenizou, durante a sessão plenária, a iniciativa do Corpo Instrutivo do tribunal: “A auditoria extraordinária propiciará um acompanhamento mais detido não só da fase interna da licitação como das demais fases desse complexo empreendimento”.

Procurado, o governo estadual disse que não há irregularidades no edital de concessão da Cedae e a ação do TCE se refere a pontos que já foram alterados.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis