Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Política

Deputado apresenta PL que veda trans de disputarem partidas oficiais em AL

Pela proposta, o sexo biológico deverá ser o único critério para a definição de gêneros de competidores de partidas esportivas

Projeto foi protocolado no ano passado, mas só agora vai tramitar nas comissões temáticas
Projeto foi protocolado no ano passado, mas só agora vai tramitar nas comissões temáticas

O deputado bolsonarista Cabo Bebeto(PL) apresentou um projeto (PL 232/2022) que aponta o sexo biológico como único critério para a definição de gêneros de competidores de partidas esportivas oficiais realizadas em todo o território de Alagoas. Pela proposta, homens e mulheres trans não poderão disputar competições oficiais que não sejam de suas identidades biológicas.

"Nós não precisamos ter o problema para agir. Como estamos vendo isso crescendo em outros países e no Brasil, nós não queremos essa desigualdade aqui. Então, antes que ocorra, estamos nos prevenindo com esse projeto de lei", disse o parlamentar.

A matéria foi lida, em plenário, pelo deputado Francisco Tenório (PP), durante o grande expediente da sessão desta terça-feira (14). O projeto foi protocolado no ano passado, mas só agora vai tramitar nas comissões temáticas, que irão apreciar sua constitucionalidade. O tema abordado é uma das pautas defendidas pelos integrantes do PL, em todo o País.

Estatuto da Mulher

Também na sessão ordinária desta terça-feira, a deputada Rose Davino (PP) usou a tribuna para convocar a bancada feminina da ALE para a criação de um Estatuto da Mulher. Isto porque, conforme levantamento feito por sua equipe, no momento, há 30 projetos no Legislativo que foram aprovados e nunca foram colocados em prática.

"Fiz um requerimento para que pudéssemos compor um comissão para fazer um Estatuto da Mulher. Quando cheguei, eu fiz um levantamento e são mais de 30 propostas que não saíram do papel. Todos maravilhosos, mas nenhum colocado em prática. Não há cobrança e nem eficácia. Só há um estatuto no Rio de Janeiro, na cidade de Queimados. Em 2003, foi protocolado um requerimento na Câmara dos Deputados, mas, em 2025, foi arquivado. O cenário está crítico", afirmou Rose.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis