Estado

Vigilância Sanitária interdita farmácias na parte alta de Maceió por funcionamento irregular

Por Henrique Dias em 14/03/2023 às 18:20:54

Cortesia Ascom

Devido ao descumprimento às normas sanit├írias, a Vigil├óncia Sanit├íria de Maceió (Visa) interditou, nesta terça-feira (14), quatro farm├ícias - duas no bairro do Clima Bom, uma no Canaã e outra no Benedito Bentes. A operação de fiscalização ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Comunit├íria e Convívio Social (Semscs) e o Conselho Regional de Farm├ícia de Alagoas (CRF/AL).

Durante a fiscalização, as equipes encontraram diversas irregularidades como aus├¬ncia de alvar├í sanit├írio, respons├ível técnico e de Autorização de Funcionamento (AFE) da Ag├¬ncia Nacional de Vigil├óncia Sanit├íria (Anvisa). Além disso, as farm├ícias estavam funcionando com fracionamento de medicamentos de uso controlado e realização de procedimentos indevidos.

"Ao chegarmos nessas farm├ícias, encontramos uma série de irregularidades como a aus├¬ncia de documentações importantes. Por isso, não poderíamos permitir que esses estabelecimentos continuassem funcionando. Interditamos para que se adequem às normas sanit├írias e, após esse cumprimento, retornem ao funcionamento normal", explica o coordenador da Vigil├óncia Sanit├íria, Airton Santos.

Os estabelecimentos t├¬m o prazo de 90 dias para se adequarem à legislação sanit├íria e solicitarem a desinterdição. As farm├ícias foram autuadas e responderão a processos administrativos, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180 a R$ 19 mil. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.

População pode denunciar irregularidades - Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanit├írias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.


Marília Ferreira/Ascom SMS

Comunicar erro
Estado 02

Comentários