Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Futebol Internacional

The Best 2022: O que Benzema, Mbappé e Messi fizeram para concorrer ao prêmio da Fifa?

O melhor jogador do mundo será coroado pela Fifa nesta segunda-feira, 27, na cerimônia The Best, em Paris, na França. Ao contrário dos últimos anos, quando o vencedor era tratado como unanimidade, o prêmio de melhor atleta de 2022 tem uma disputa acirrada. Na categoria do futebol masculino, os finalistas são Karim Benzema, Kylian Mbappé e Lionel Messi. O último, é verdade, pode ser considerado levemente favorito, já que levou a Argentina ao tricampeonato na Copa do Catar — tradicionalmente, o Mundial é um fator importante nas eleições da entidade. Ainda assim, os franceses estão vivíssimos no páreo e atuaram em alto nível, seja em seus respectivos clubes ou na seleção. Vale lembrar que, nesta edição, os futebolistas foram avaliados no período de 8 de agosto de 2021 a 18 de dezembro de 2022. Inicialmente, um grupo de especialistas da Fifa escolheu 14 jogadores para concorrer ao troféu, sendo os brasileiros Neymar e Vinicius Júnior dois deles. Dessa lista, foram escolhidos os três finalistas, pelo júri internacional composto por técnicos de seleções, capitães dessas equipes nacionais, jornalistas da área e torcedores que votaram através do site da Fifa. Abaixo, veja o que Benzema, Mbappé e Messi fizeram para concorrer ao The Best.

Karim Benzema

Real Madrid venceu o Shakhtar por 2 a 1 na Liga dos Campeões com gols de Benzema e assistências de Vinicius Jr.

Benzema está fazendo grande parceria com o brasileiro Vinicius Júnior no Real Madrid

O experiente Karim Benzema só não é considerado o grande favorito ao prêmio porque machucou a coxa esquerda às vésperas da Copa e foi cortado do torneio do Catar. Antes disso, o atacante era tratado como o melhor jogador do mundo. No Real Madrid, o centroavante liderou o time na conquista da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol, sendo artilheiro nas duas competições. Com a seleção francesa, o atleta de 35 anos foi fundamental no título da Liga das Nações, marcando na semifinal e final, diante de Bélgica e Espanha, respectivamente. No período avaliado pela Fifa, o astro fez 68 jogos, balançou as redes 56 vezes e ainda deu 17 assistências. Ao todo, levantou cinco taças, incluindo a Supercopa da Europa e a Supercopa da Espanha, onde também deixou sua marca nas decisões. Seu momento foi tão brilhante que acabou ganhando a Bola de Ouro 2022, prestigiado prêmio da revista “France Football” e que avaliou o desempenho dos atletas entre a metade de 2021 e a metade de 2022. O segundo semestre do ano passado, porém, foi seu momento de baixa, quando acumulou lesões musculares, inclusive a que o fez perder o Mundial.

Kylian Mbappé

Mbappé comemora gol contra o Real Madrid

Kylian Mbappé é o protagonista do PSG nas últimas temporadas

O “Tartaruga Ninja” foi o jogador mais regular do trio finalista ao prêmio Fifa The Best. Entre 8 de agosto de 2021 e 18 de dezembro 2022, Mbappé não viveu fases ruins, seja no Paris Saint-Germain ou na seleção francesa. Mesmo com a temporada claudicante do time em 2021/2022, o atacante levou o PSG ao décimo troféu do Campeonato Francês, sendo artilheiro da liga nacional. Na Copa do Mundo, o jovem fez com que a França sonhasse com a taça até o último minuto, anotando incríveis três gols na finalíssima contra a Argentina — ele também foi o goleador no Catar, com 8 tentos em sete partidas. Na Liga das Nações, foi tão importante quanto Benzema, brilhando nos momentos decisivos. Durante este um ano e meio, período avaliado pela Fifa, Mbappé também é quem tem os melhores números individuais. Foram impressionantes 77 gols e 32 assistências em 83 jogos. Coletivamente, porém, ergueu apenas 2 troféus, quantidade inferior a de seus adversários.

Lionel Messi

Messi carregando a taça da Copa do Mundo 2022

Lionel Messi foi eleito o melhor jogador da Copa do Catar

Messi entrou na briga pela sétima conquista do The Best por causa de sua atuação exuberante no Catar. Em sua provável última tentativa de ganhar o Mundial, o “Extraterrestre” levou a Argentina ao tri com atuações que ficarão marcadas para a eternidade. Além dos sete gols anotados no torneio, sendo dois na final, o craque se tornou o primeiro jogador a balançar as redes em todas as fases de mata-mata da Copa. Mais do que isso, o astro também deu assistências incríveis, como a do primeiro gol diante da Holanda, nas quartas de final, quando mostrou sua excelente visão de jogo e deu um passe magistral para Nahuel Molina. Ou na semifinal contra a Croácia, ao “entortar” o zagueiro Joško Gvardiol com uma linda jogada individual e servir o companheiro Julián Álvarez. Em sua primeira temporada de PSG, é verdade, o desempenho foi aquém do esperado. O jogador de 35 anos, por outro lado, emplacou no segundo semestre de 2022, brilhando nos torneios nacionais e na Liga dos Campeões. Ao todo, ele somou 45 gols e 34 assistências em 74 partidas avaliadas pelo júri do Fifa The Best. Fora a Copa do Mundo, também faturou a Finalíssima com a seleção albiceleste, além do Francês e a Supercopa da França com os parisienses.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis