A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 596 pessoas em todo o estado durante o carnaval. 491 delas foram detidas em flagrante por diversos crimes, como furto, roubo, estelionato, cambismo, injúria racial, lesão corporal e ameaça.
Somente na capital foram 241 presos. Os policiais também apreenderam 64 adolescentes acusados de alguma infração e recolheram 117 armas de fogo.
Para a operação de carnaval, o efetivo policial foi reforçado com cerca de 3 mil agentes. Algumas delegacias especializadas, como as de Atendimento à Mulher e de Apoio ao Turismo, tiveram reforço de 50%.
As polícias também realizaram ações de conscientização e prevenção à violência contra a mulher em diversas regiões do estado, distribuindo folhetos, cartazes e conversando com o público.
Um posto especializado também foi montado dentro da Marques de Sapucaí, onde são realizados os desfiles das escolas de samba. Uma equipe multidisciplinar atuou no local, com delegados, agentes, peritos criminais e legistas e policiais de delegacias especializadas de proteção às mulheres, crianças e de combate a crimes de intolerância.
Entre as diversas ocorrências registradas, uma foi por injúria racial cometida contra uma funcionária que prestava serviço no local. Um inquérito foi instaurado para apurar os fatos e o autor foi proibido de frequentar o sambódromo.
Segurança 491 pessoas foram detidas em flagrante, segundo Polícia Civil Rio de Janeiro 25/02/2023 - 13:29 Sheily Noleto/ Sumaia Villela Tâmara Freire - repórter da Rádio Nacional Carnaval 2023 Rio de Janeiro sábado, 25 Fevereiro, 2023 - 13:29 88:00Fonte: Agência Brasil