Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

EDUCAÇÃO

Ufal chega ao último dia de Sisu com mais de 45 mil inscritos

Imagem de destaque da notícia

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023) encerra as inscrições às 23h59 desta sexta-feira (24) e a Ufal já recebeu mais de 45 mil inscritos para disputar as 5.423 vagas dos 109 cursos de graduação presencial.

O número superou a edição de 2020, quando a Ufal participou do Sisu em edição única e recebeu cerca de 38 mil inscrições. Entre os cinco cursos mais concorridos estão Medicina- Maceió em primeiro lugar, seguido de Medicina- Arapiraca, Psicologia, Direito e Enfermagem, os três do Campus A.C. Simões.

"Medicina continua sendo o curso mais procurado, chegando a ter o dobro de inscrições confirmadas maior do que o segundo colocado. São mais de cinco mil candidatos, enquanto Medicina Arapiraca tem pouco mais de dois mil candidatos em disputa", destacou o diretor da Copeve, Zeuxis Morais.

Odontologia (Maceió), Administração (Noturno – Maceió), Nutrição (Maceió), Enfermagem (Arapiraca) e Direito (Noturno-Maceió) completam as lista dos cursos mais procurados até este último dia de Sisu.

Atenção aos próximos passos

Após o encerramento do Sistema as notas serão calculadas e a lista dos classificados será divulgada no dia 28 de fevereiro, com as notas finais dos inscritos. A partir daí é preciso aguardar o edital de convocação de matrícula da Ufal na Chamada Regular, que contempla os classificados dentro das vagas ofertadas.

Mas Zeuxis alerta para que o candidato já organize a documentação que será enviada pela internet. Não é preciso se deslocar até a Ufal, tudo pode ser encaminhado on-line. As instruções estão descritas no edital de abertura disponível no site da Copeve

"Existe uma documentação comum para todos os candidatos e dependendo da demanda de cota que o candidato esteja classificado ele vai precisar enviar documentos específicos. Basicamente todo o candidato cotista precisa comprovar que estudou os três anos do ensino médio em escola pública. Quando o candidato é demanda PcD precisa apresentar uma documentação específica para comprovar a condição dele de pessoa com deficiência. E os candidatos que estão também na demanda de negros, além do envio de documentos precisam participar de um procedimento de heteroidentificação com algumas fotos e vídeo para comprovar que é um candidato negro", exemplificou Zeuxis.

Lista de espera

Quem não for contemplado na lista do dia 28 de fevereiro pode participar da Lista de Espera. Nesse caso, o candidato volta no site do Sisu e faz a manifestação de interesse para continuar na lista de espera. O prazo fica aberto até dia 3 de março para escolher apenas uma opção de curso para disputar uma vaga remanescente.

"É importante que o candidato faça essa escolha e continuar, porque pelo histórico que nós temos aqui na Ufal a gente faz uma segunda, uma terceira chamada, aí nessas chamadas seguintes pode ser que chegue na classificação que o candidato está na lista de espera e ele passe a ser contemplado com a vaga. É gratuito, é importante não perder a oportunidade", sugere Zeuxis.

Assessoria Ufal


Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis