Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Vida Nova nas Grotas

Primeira-dama e coordenadora do Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas fala sobre projetos para AL: "maior desafio da minha vida"

Imagem de destaque da notícia

Primeira-dama de Alagoas e coordenadora-geral do Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, conta que se apaixonou pelo programa ainda durante a campanha do governador Paulo Dantas, em 2022. Assim que Paulo assumiu o Governo, Marina decidiu encarar esse novo desafio e ficar na coordenação do programa que é uma iniciativa pública voltada para as grotas no estado.

O Eufêmea conversou com a primeira-dama sobre o Vida Nova, projetos para 2023 e sobre o machismo na política.

Marina Dantas se afastou do cargo de prefeita de Batalha ainda no ano passado para se dedicar a campanha do esposo. Foi nas andanças pelos municípios que Marina conheceu as grotas de Maceió. "Nunca tinha tido contato porque em Batalha é bem diferente. Eu fiquei encantada com o programa que é reconhecido mundialmente".

A primeira-dama contou que conversou com muitos moradores e identificou muitas necessidades deles. "Muitos me contaram que a escadaria mudou a vida deles, outros pediam projetos ligados ao esporte, lazer, cultura. Ao longo da campanha fui ouvindo cada pessoa e me apaixonando pelas grotas".

Assim que Paulo Dantas foi eleito, a proposta era que Marina ficasse no comando do CRIA. "Mas eu queria ficar com o Vida Nova nas Grotas, muitas pessoas até estranharam, mas eu acredito nesse programa e no potencial dele", disse.

A coordenadora-geral disse à reportagem que assumir o programa é desafiador.

"Já passei por algumas coisas na vida, inclusive ser prefeita de uma cidade que requer uma grande responsabilidade, mas coordenar esse programa tão importante é o maior desafio da minha vida", afirmou.

Projetos para 2023

O Vida Nova nas Grotas, lançado em 2017, em parceria com o ONU- Habitat é continuidade e aprofundamento do programa Pequenas Obras, Grandes Mudanças. Das 100 grotas existentes na capital, 40 já estão com obras concluídas e inauguradas, 13, concluídas, 21 em execução e 26 licitadas. Além das 40 obras, dois parques lineares já foram concluídos, inaugurados e entregues à população.

"Ainda temos mais algumas grotas para inaugurarmos. É uma satisfação ser coordenadora desse programa e pensar em políticas públicas direcionadas à população mais vulnerável, que muitas vezes não é vista pela sociedade", afirmou Marina.

Para 2023, Marina disse que está se reunindo com todas as secretarias para traçar planos para o programa. "Queremos levar ações para a saúde, infraestrutura, esporte, lazer, todas as áreas possíveis. Queremos garantir qualidade de vida para as pessoas que moram lá".

Machismo na política

A política ainda é visto como um meio masculino, embora as mulheres estejam se inserindo mais nesse contexto. A primeira-dama avaliou como fundamental a decisão de Paulo Dantas de colocar mais mulheres no primeiro escalão Governo.

"O governador fez algo muito importante oferecendo espaço para as mulheres. Assim, nós inspiramos outras mulheres e mudamos aos poucos o pensamento de que só os homens podem fazer algo", acrescentou.

Marina contou que quando decidiu entrar para a Prefeitura de Batalha, ela se sentia insegura e precisou estudar muito. "Mas o Paulo nunca desacreditou de mim. Me incentivava e acreditava no meu potencial. Eu estudei muito", relembra.

Ela disse ao Eufêmea que passou por algumas situações de machismo, principalmente por ser uma mulher comandando uma prefeitura do interior. "As pessoas achavam estranho e até criticavam, mas fui mostrando minha competência, meu trabalho e cuidando das pessoas".

O programa

O Programa Vida Nova nas Grotas é uma plataforma de projetos, planos e ações com foco nas populações mais vulnerabilizadas de Maceió, incluindo intervenções urbanas e territoriais que buscam a diminuição de desigualdades espaciais e de acesso a serviços.

Venceu, em 2019, o Concurso Gobernarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos, concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, apesar das limitações causadas pela pandemia do novo coronavírus, em novembro de 2020 foi vencedor do prêmio World Smart City Awards, na categoria Qualidade de Vida e Inclusão, sendo reconhecido pelo impacto gerado na vida dos moradores.

Também foi apresentado no Fórum Mundial das Cidades, realizado pela ONU em Abu Dahbi, em 2020. Em 2021, foi finalista do Prêmio Excelência em Competitividade, realizado pelo Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP).

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis