Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Operação Carnaval terá reforço de mais de sete mil integrantes das forças de segurança

Foto: Ascom SSP
Foto: Ascom SSP

O Governo do Estado vai mobilizar, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), um efetivo de mais de 7 mil integrantes das forças de segurança para garantir tranquilidade aos foliões e à população em geral, em todos os municípios alagoanos, durante os festejos carnavalescos.

A Operação Carnaval 2023 terá início neste sábado (18) e se estende até a terça-feira (21), com ações de abordagem, policiamento ostensivo em locais de festa, rondas em toda a faixa litorânea e lagunar, além de plantões nas delegacias e também das unidades de Polícia Científica.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, disse que o planejamento realizado pelas forças de segurança de Alagoas dará cobertura o estado com reforço no policiamento. "É uma grande operação, que vai contemplar a capital e todos os municípios alagoanos. Assim como nas prévias, o planejamento foi um sucesso e tenho certeza que teremos um carnaval de paz e tranquilidade também", afirmou.

De acordo com o planejamento, a Polícia Militar de Alagoas empregará cerca de cinco mil militares, entre os policiais escalados para o policiamento ordinário e as escalas extras. O Comando de Policiamento da Capital (CPC) empregará cerca de 2.300 policiais militares em Maceió e em toda a Região Metropolitana, que vai da Barra de Santo Antônio à Barra de São Miguel.

Já o Comando de Policiamento do Interior (CPI) disponibilizará um efetivo total de 2.645 policiais, que serão empregados em todos os municípios do interior. Este ano, o embarque das tropas para os municípios do interior acontecerá em dois dias, no sábado (18) e na segunda-feira (20), saindo às 6h45, da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Melo, no bairro do Trapiche da Barra.

Os Batalhões especializados (Bope e Pelopes) estarão com todo o efetivo de prontidão, caso haja necessidade de emprego em situações de grande complexidade, tanto na capital, como no interior.

Polícia Civil

A Polícia Civil disponibilizará cerca de 1.200 policiais, entre agentes de polícia, escrivães e delegados, para atuar ao longo de todo o período carnavalesco. Haverá atendimento 24 horas para confecção de boletins de ocorrência nos postos instalados em Maceió, Marechal Deodoro, Paripueira, Piranhas e Coruripe. Estarão em funcionamento também 13 delegacias de plantão, a Central de Flagrantes e a Delegacia de Homicídios (DHPP).

Já no interior do Estado, as 11 delegacias regionais estarão em funcionamento, porém, a Regional de Matriz de Camaragibe terá o serviço deslocado para Maragogi, a Regional de União dos Palmares funcionará em Murici e a Regional de Batalha terá os serviços cartorários feitos na unidade de Pão de Açúcar. Além disso, haverá duas Deplans em funcionamento na Barra de São Miguel e em São Miguel dos Milagres.

Corpo de Bombeiros

Cerca de 800 bombeiros militares serão empregados nos quatro dias de carnaval em Alagoas. Conforme planejamento operacional da corporação, o efetivo será distribuído em todo o Estado, com foco especial em pontos onde haverá maior concentração de pessoas, tanto em praias, quanto lagoas e no rio São Francisco.

Em Maceió, haverá viaturas de resgate e salvamento, além de combate a incêndio, distribuídas em pontos estratégicos, tanto da parte alta quanto na parte baixa da cidade, para que o tempo-resposta de atendimento de eventuais ocorrências seja otimizado. Ao longo da faixa litorânea da capital e Região Metropolitana haverá efetivo reforçado nos postos de guarda-vidas.

No interior, os Grupamentos também farão rondas e outras ações preventivas que contemplem balneários com grande fluxo de pessoas e nas cidades onde haverá blocos carnavalescos.

Polícia Científica

A Polícia Científica também terá uma escala extra dos papiloscopistas do Instituto de Identificação, iniciada a partir de sexta (17) até quarta-feira de Cinzas (22), para atividades restritas a exames de necropapiloscopia e solicitações de casos de urgências de fichas de identificação civil e de antecedentes criminais de todos os estados da Federação. Já as equipes do Instituto Médico Legal (IML) e do Instituto de Criminalística (IC) manterão as escalas normais de plantão para as demandas desse período.

O grupamento Aéreo da SSP também estará atuando em todo o carnaval, tanto em patrulhamentos preventivos na faixa litorânea e lagunar, como dando suporte às equipes policiais e de resgate e salvamento.

*Com Ascom SSP

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis