A Assembleia Legislativa de Alagoas abre, nesta quarta-feira (15), os trabalhos legislativos de 2023. Neste ano, as sessões do plenário ocorrerão durante o período vespertino, a partir das 14h.
Como preceitua a Constituição Estadual, o governador Paulo Dantas (MDB) irá ao Parlamento para apresentar o plano e as metas do Governo para este ano. Os trabalhos serão conduzidos pelo presidente da Casa, deputado Marcelo Victor.
Eleição da Mesa Diretora
No último dia 1º de fevereiro o Legislativo deu posse aos 27 parlamentares que compõem a 20ª legislatura e elegeu a nova Mesa Diretora, que irá comandar o Poder pelos próximos dois anos. Em eleição isolada, o deputado Marcelo Victor recebeu o apoio da totalidade dos deputados para presidir o Parlamento no próximo biênio. Também foram eleitos, por unanimidade, para os demais cargos, os deputados:
Bruno Toledo (MDB) - 1º Vice-Presidente
Gilvan Barros Filho (MDB) - 2º Vice- Presidente
Flávia Cavalcante (MDB) - 3ª Vice- Presidente
Francisco Tenório (PP) - 1° Secretário
Ricardo Nezinho (MDB) - 2° Secretário
Marcos Barbosa (Avante) - 3° Secretário:
Carla Dantas (MDB) - 4ª Secretário:
Silvio Camelo (PV) - 1º Suplente:
Dudu Ronalsa (MDB) - 2º Suplente
Quem são os deputados estaduais
Dos 27 deputados que comporão o Parlamento alagoano, 11 são estreantes na Casa: Alexandre Ayres (MDB), André Silva (Republicanos), Carla Dantas (MDB), Delegado Leonam (União Brasil), Doutor Wanderley (MDB), Fernando Pereira (PP), Gabi Gonçalves (PP), Lelo Maia (União Brasil), Mesaque Padilha (União Brasil), Remi Calheiros (MDB) e Rose Davino (PP).
Retornam ao Legislativo os deputados Cabo Bebeto (PL), Marcelo Victor (MDB), Flávia Cavalcante (MDB), Cibele Moura (MDB), Ricardo Nezinho (MDB), Antonio Albuquerque (Republicanos), Fátima Canuto (MDB), Bruno Toledo (MDB), Ronaldo Medeiros (PT), Dudu Ronalsa (MDB), Inácio Loiola (MDB), Francisco Tenório (PP), Breno Albuquerque (MDB), Gilvan Barros Filho (MDB), Marcos Barbosa (Avante) e Silvio Camelo (PV).
Bancada feminina
A última eleição teve a maior quantidade de mulheres eleitas para o cargo de deputada estadual, com seis representantes. No entanto, a bancada feminina da ALE deve permanecer com o mesmo número de deputadas que a Legislatura anterior (cinco), já que Carla Dantas (MDB), após a posse, deve se licenciar para voltar ao cargo de secretária de Estado da Agricultura, deixando vaga a quarta secretaria.