Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Comentários homofóbicos colocam premiê do Japão em "saia justa" antes do G7

Imagem de destaque da notícia
Fumio Kishida, premiê do Japão

Rodrigo Reyes Marin/AP

Os comentários homofóbicos de um assessor do primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, levaram a um entendimento no exterior de que há falta de progresso do país nas questões LGBTQ.

Kishida pediu desculpas na segunda-feira pelos comentários do secretário executivo Masayoshi Arai, que já foi demitido. A controvérsia surge quando Tóquio se prepara para receber os líderes do Grupo dos Sete (G7) em maio.

"É lamentável que isso tenha levado a mal-entendidos entre o público sobre a política do governo", disse Kishida. "Quero me desculpar com aqueles que foram ofendidos."

Arai disse na sexta-feira que "não gostaria de morar ao lado" de um casal do mesmo sexo e que "há muitas pessoas que abandonariam este país" se o casamento entre pessoas do mesmo sexo fosse reconhecido.

Kishida também instruiu Toshimitsu Motegi, secretário-geral do Partido Liberal Democrático (LDP), na segunda-feira, a considerar uma legislação para promover a compreensão das pessoas LGBTQ, de acordo com um assessor próximo do primeiro-ministro.

“Vou explicar nossa política para criar uma sociedade inclusiva que respeita a diversidade”, disse Kishida.

Mas os comentários de Arai vieram depois que o próprio Kishida expressou cautela sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo. Reconhecê-lo legalmente "mudaria as percepções da família e dos valores das pessoas", bem como da própria sociedade, disse Kishida em uma reunião do Comitê de Orçamento da câmara baixa na semana passada.

O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que os comentários de Kishida no comitê tinham apenas a intenção de transmitir que "uma discussão cuidadosa é necessária" e que Arai "não estava envolvido" na elaboração da resposta de Kishida no parlamento.

O incidente levanta questões sobre o compromisso do Japão com a questão. Após uma cúpula na Alemanha em junho passado, o G7 emitiu um comunicado conjunto enfatizando os direitos LGBTQ.

“Buscamos garantir a participação plena, igualitária e significativa de mulheres e meninas em toda a sua diversidade, bem como de pessoas LGBTIQ+ na política, economia, educação e todas as outras esferas da sociedade”, afirmou o comunicado.

O caso Arai foi amplamente divulgado na mídia ocidental.

A BBC observou que "o Japão - um país ainda amplamente limitado pelos papéis tradicionais de gênero e valores familiares - é a única nação do G7 que não reconhece o casamento entre pessoas do mesmo sexo". A cobertura da Associated Press afirmou que "o preconceito contra pessoas LGBTQ, grupos raciais, mulheres e outras nacionalidades" persiste no país.

A Reuters fez referência à próxima cúpula, chamando o incidente de "uma vergonha para Kishida" antes do evento.

Políticos fora da coalizão governista condenaram veementemente os comentários de Arai. O incidente "mostrou ao mundo que o Japão, anfitrião do -7, é o único que está atrasado na forma como fala sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo", disse Jun Azumi, do principal partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional do Japão.

Os legisladores da oposição abandonaram uma reunião do Comitê de Orçamento na segunda-feira depois que o presidente do comitê, Takumi Nemoto, rejeitou um pedido de desculpas de Matsuno.

Matsuno se desculpou mais tarde na reunião por "causar mal-entendidos entre o público". Posteriormente, em entrevista coletiva, ele discutiu a criação de oportunidades de discussão com a comunidade LGBT, dizendo que é "importante ouvir as pessoas afetadas".

Em 2021, legisladores governantes e de oposição trabalharam juntos na legislação sobre questões LGBTQ. Mas nunca foi submetido ao parlamento, devido a objeções de alguns legisladores do LDP sobre a interpretação de algumas disposições.

Os Democratas Constitucionais e a oposição conservadora Partido da Inovação do Japão pretendem promulgar legislação relacionada a LGBTQ. O Komeito, parceiro júnior da coalizão governista, tornou isso uma prioridade política antes das eleições locais em abril.

"Há uma necessidade de construir um consenso dentro da coalizão governante", disse o chefe do Komeito, Natsuo Yamaguchi, na segunda-feira. "Quero trabalhar junto com o LDP nisso."

07/02/2023 00:35:17

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis