Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Carlyle escolhe Harvey Schwartz, ex-Goldman, como CEO

Imagem de destaque da notícia
Schwartz, 58, substitui o cofundador Bill Conway, 73, que atua como CEO interino desde que Kewsong Lee renunciou em agosto, após uma luta pelo poder O Carlyle Group Inc. escolheu o ex-copresidente do Goldman Sachs Group Inc. Harvey Schwartz para ser seu próximo diretor executivo, já que a empresa de private equity procura superar um longo desafio de sucessão. A Carlyle, com sede em Washington, anunciou a nomeação na segunda-feira.

Schwartz, 58, substitui o cofundador Bill Conway, 73, que atua como CEO interino desde que Kewsong Lee renunciou em agosto, após uma luta pelo poder.

Schwartz assumirá as rédeas de uma empresa que luta contra a rotatividade da administração. Nos últimos anos, o Carlyle pressionou para se expandir no negócio de crédito e ir além de suas raízes de aquisições, na tentativa de recuperar o terreno que havia perdido para concorrentes maiores.

A empresa tem lutado para convencer os investidores sobre seu caminho para o crescimento, e suas ações tiveram desempenho inferior aos rivais Apollo Global Management Inc. e KKR &Co. no ano passado.

Membros do conselho da Carlyle, que vinham debatendo se deveriam selecionar um candidato externo ou optar por uma solução caseira, recentemente consideraram uma lista restrita que incluía o chefe de crédito Mark Jenkins e o chefe de investimentos em private equity Pete Clare.

Nos últimos meses, alguns diretores disseram a associados que o Carlyle se beneficiaria com a contratação de alguém de fora com uma nova perspectiva, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto.

O conselho votou unanimemente para dar a Schwartz o cargo principal. Com Schwartz, Carlyle está ganhando um veterano de Wall Street mais conhecido como operador de negócios. O conselho espera que ele se concentre nas métricas financeiras e embarque em uma revisão dos orçamentos, enquanto continua a desenvolver o esforço da empresa por novas fontes de receita, disseram as pessoas.

Ele ingressou no Goldman em 1997, como vice-presidente na unidade de negociação de moedas e commodities J. Aron, então administrada por Lloyd Blankfein.

Após a crise financeira de 2008, Schwartz conduziu o banco por meio de novos regulamentos e cortes de custos. Ele subiu na hierarquia para se tornar chefe de finanças e, em seguida, copresidente e codiretor de operações, saindo em 2018 depois que David Solomon foi escolhido em vez dele para suceder Blankfein como CEO.

Muitas empresas tiveram que recuar nas metas de captação de recursos, com fundos de pensão, fundos patrimoniais e outros investidores institucionais superexpostos à classe de ativos. A arrecadação de recursos do Carlyle para seu fundo de aquisição também foi mais lenta do que o esperado.

Carlyle construiu sua marca como um peso pesado de private equity quando Conway e seus colegas fundadores David Rubenstein, 73, e Daniel A. D'Aniello, 76, transformaram suas conexões governamentais em negócios, riqueza e poder. Eles possuem coletivamente mais de 25% das ações e continuam a exercer influência significativa na sala do conselho e além.

O novo CEO provavelmente enfrentará perguntas sobre como manterá a confiança dos fundadores enquanto deixa sua própria marca na empresa. Mudanças repetidas de liderança corroeram parte de sua influência.

Em 2014, o Carlyle trouxe Michael Cavanagh do J.P. Morgan Chase &Co. como um potencial sucessor, mas ele saiu um ano depois para ingressar na Comcast Corp., onde agora é presidente. Então o Carlyle nomeou Lee e Glenn Youngkin coCEOs, um experimento que durou pouco. Youngkin saiu em 2020 e agora é governador da Virgínia.

Em seu curto mandato como único CEO, Lee procurou fazer o Carlyle crescer agressivamente. Os executivos temiam que o jeito decisivo do negociador que se tornou CEO e o ritmo acelerado das mudanças minassem a coesão da empresa. Ao escolher Schwartz, o conselho sinalizou que está procurando um executivo mais conhecido por habilidades de gerenciamento.

“Harvey é um construtor de negócios amplamente respeitado com significativa experiência de liderança em uma instituição financeira global altamente competitiva e de alto desempenho”, diz o comunicado dos copresidentes do conselho Conway e Rubenstein.

Bloomberg

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis