Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

JOVEM APRENDIZ

Socioeducandos de Alagoas iniciam curso de formação técnica na área de Tecnologia da Informação

A iniciativa pioneira no estado acontece por meio de parceria entre Seprev, Ministério Público do Trabalho e Usina Utinga Leão

Imagem de destaque da notícia

Adolescentes e jovens adultos que cumprem medidas socioeducativas em Alagoas terão a chance de mudar de vida e ingressar no mercado de trabalho com uma qualificação de reconhecimento nacional. Eles iniciaram, nesta quinta-feira (2), o curso de formação técnica metodológica de Operador de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais na área de Tecnologia da Informação (TI), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem - Sistema S (SesiI/Senai).

Ao todo, 16 socioeducandos da Unidade de Semiliberdade da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese) integram o programa pioneiro com jovens aprendizes oriundos do Sistema Socioeducativo de Alagoas. A iniciativa acontece por meio de parceria entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que coordena a Medida Socioeducativa, o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Usina Utinga Leão.

Para a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, o Programa Jovem Aprendiz é um grande passo para a reinserção social dos adolescentes em conflito com a lei. Por meio da integração ao mercado de trabalho, a iniciativa contribui para a formação pessoal e profissional dos alunos, potencializando o exercício da cidadania, sua empregabilidade e protagonismo, tornando-os agentes transformadores de sua realidade.

"A qualificação profissional permite que os nossos jovens vislumbrem a oportunidade concreta de uma mudança de vida, unindo a educação e o trabalho de forma muito positiva. Enquanto profissional da educação, entendo que a vida é feita de oportunidades, e uma resposta como esta, onde vemos a sala de aula repleta e nossos adolescentes fardados, sendo qualificados por uma instituição de referência, é sinal que estamos no caminho certo", afirmou.

Cassia Moreno ressalta ainda que este implemento é fruto de um trabalho de excelência, desempenhado por uma equipe técnica comprometida e uma gestão habilidosa, que fizeram do Sistema Socioeducativo de Alagoas referência para o Brasil.

"Nos últimos anos, a medida socioeducativa aqui no estado passou por mudanças profundas e se tornou modelo para vários estados. Acredito que o pioneirismo na escolha deste público representa o reconhecimento de toda essa trajetória", afirmou.

Os socioeducandos foram contratados pela Usina Utinga Leão com carteira assinada e todos os direitos trabalhistas garantidos. Com isso, além de assegurar o cumprimento da cota obrigatória exigida por lei, o Programa Jovem Aprendiz irá contribuir para o desenvolvimento de novos talentos e a inclusão produtiva desses jovens em situação de vulnerabilidade social.

Para o jovem E.S.O., de 20 anos, esta é a oportunidade de um novo começo. "Estou achando o máximo. Além da oportunidade de emprego, vamos nos qualificar para ter uma vida melhor e um futuro bacana. Acredito que o passado serve para nos mostrar que toda história pode ter um recomeço e essa oportunidade será o meu ponto de partida para uma nova vida", afirmou o socioeducando.

O superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Otávio Rego, explica que a parceria vem concretizar o principal objetivo da socioeducação, que é reintegrar socialmente adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei.

"Nosso objetivo é fazer com que os adolescentes deixem a medida socioeducativa qualificados para o mercado de trabalho. Hoje, eles deram início a uma formação de peso ministrada pelos professores do SESI/SENAI, uma das melhores instituições qualificadoras do Brasil, o que muito nos alegra, pois vemos nessas ações que a Medida Socioeducativa em Alagoas continua avançando", afirmou.

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis