As prévias carnavalescas em 2023 são esperadas pelo público, já que os maceioenses estão dois anos sem festejos devido à pandemia da Covid-19. E, na capital alagoana, o Jaraguá Folia deve levar às ruas do bairro tradicional cerca de 100 blocos.
O diretor da Liga Carnavalesca, Ediberto Ticianelli, explicou que o desfile dos blocos, que acontece na Rua Sá e Albuquerque, começa às 20h, no próximo dia 10 de fevereiro. No mesmo horário, haverá programação frevo no Coreto com passistas e, às 21h, o Polo Maracatu e shows.
E para este ano, uma grande atração vai marcar as festividades: a cantora paraibana Elba Ramalho fará um show especial na praça Dois Leões. A previsão é de que ela suba ao palco por volta de meia-noite, após o desfile dos blocos.
Diferentemente dos anos anteriores, haverá um desvio dos blocos na altura da Associação Comercial, para evitar aglomeração nas proximidades da Praça Dois Leões.
Sobre a organização do evento, Ticianelli disse que tudo está sendo possível graças aos editais da Prefeitura de Maceió e apoio do Governo do Estado. "Os blocos contam com apoio de empresas privadas. Felizmente estão se viabilizando e a boa notícia é que venho recebendo a informação de que muitos blocos que não estavam desfilando retornaram ao Jaraguá Folia."
Os eventos das prévias também já começaram a movimentar a economia na capital alagoana. "As lojas que trabalham na produção de abadás estão cheias de pedidos e algumas já não recebem mais encomendas. Está a todo vapor", comemorou Ticianelli.
O diretor da Liga acredita que esse será um grande momento de celebração para os foliões que precisaram aguardar o retorno dos festejos. "A essência do Carnaval que é o sentimento de comemoração. Lá no Jaraguá, por exemplo, as pessoas podem chegar num espaço com alegria e curtir a festa. Mas vamos lembrar a todos que é preciso esquecer de vez que devemos de deixar de sermos apenas expectadores e assumirmos o papel de protagonistas. Vamos brincar o carnaval", finalizou.