Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

AGU pede ao COB e à CBV abertura de processo disciplinar contra jogador de vôlei que fez ameaça a Lula

Imagem de destaque da notícia
Wallace de Souza, atleta do Cruzeiro e da seleção brasileira, abriu enquete em sua conta no Instagram perguntando se alguém “daria um tiro na cara” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu hoje ao Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e à Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) que abram processos disciplinares contra o jogador Wallace de Souza. O atleta do Cruzeiro e da seleção brasileira abriu enquete em sua conta no Instagram perguntando se alguém “daria um tiro na cara” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leia também: Planalto e associações esportivas repudiam ameaça de jogador de vôlei contra Lula

Em representação encaminhada às entidades, a AGU afirma que o atleta fez uso indevido de expressões discriminatórias e incitou a violência em suas redes sociais, violando o artigo 243-D do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e os artigos 8º e 34 do Código de Conduta de Ética do COB.

Além da abertura do processo, a AGU pediu a aplicação de uma multa de R$ 100 mil e o banimento de Wallace do esporte olímpico.

Segundo a AGU, além disso, o jogador cometeu o delito de incitação ao crime. O órgão argumenta que “a manifestação de ódio realizada pelo jogador em sua rede social não está protegida pelo direito à liberdade de expressão, pois a ninguém é autorizado cometer crime invocando essa liberdade fundamental”.

Após a repercussão da enquete, Wallace apagou a publicação e fez um vídeo em que pede desculpas.

“Quem me conhece sabe muito bem que eu jamais incitaria violência em hipótese alguma, contra qualquer pessoa, principalmente o nosso presidente. Então queria vir aqui pedir desculpas, foi um post infeliz que eu acabei fazendo”, disse. “Errei e estou aqui pedindo desculpas porque quando você erra, não tem jeito, você tem que assumir o erro e se desculpar. Jamais tive a intenção de incitar violência ou ódio. Não é da minha pessoa. Então não foi isso que o esporte me ensinou, e não é isso que eu quero passar para ninguém.”

Jogador de vôlei Wallace

Reprodução/Instagram

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis