Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Ministério reforça fornecimento de energia às terras Yanomami

Imagem de destaque da notícia
Polos Base de Atendimento à Saúde e Bases de Proteção Etnoambiental localizados na reserva indígena, em Roraima, são foco do reforço

Foto: Cristiano Mariz/O Globo

O Ministério de Minas e Energia informou que reforçou, neste sábado, o fornecimento de energia elétrica na Terra Indígena Yanomami, após solicitação do Ministério da Saúde e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Foram operacionalizados reforços para Polos Base de Atendimento à Saúde e Bases de Proteção Etnoambiental localizados na reserva indígena, em Roraima. O povo Yanomami está em situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional declarada pelo Ministério da Saúde.

Serão disponibilizados Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente (SIGFI) utilizando a geração de energia solar com baterias. Segundo o ministério, o sistema é caracterizado pelo acoplamento de diversos equipamentos, incluindo placas solares fotovoltaicas e bateria, que garantem a disponibilização de energia elétrica diretamente à unidade consumidora, sem necessitar de conexão à rede elétrica.

“Esse tipo de equipamento é ideal para atender localidades isoladas, incluindo os postos de atendimento de comunidades indígenas”, informou a Pasta.

Serão atendidas as Bases de Saúde de Surucucu e Auaris e as Bases de Proteção Etnoambiental de Palimiu, Serra da Estrutura, Walo Pali e Xexena. A ação, segundo o MME, está inserida no Programa Mais Luz para a Amazônia e será feita pela Eletrobras, por meio da distribuidora Roraima Energia.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis