Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Prova de vida do INSS pode ser feita por aplicativo de biometria facial

Imagem de destaque da notícia

“Vai fazer na sua casa, olha que novidade boa”, frisou o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Leonardo Rolim. “Antigamente, tinha de ir ao banco.” Os beneficiários que preferirem, porém, poderão seguir cumprindo a formalidade de forma presencial.

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Rolim informou que cerca de 5,3 milhões de pessoas deixaram de fazer a prova de vida desde o ano passado. A obrigatoriedade foi suspensa em março de 2020 por causa da pandemia. Hoje, o governo decidiu prorrogar essa medida por mais 60 dias.

Agora, ao entrar no serviço digital “Meu INSS”, o usuário será direcionado ao aplicativo “meu gov.br”, por meio do qual é possível realizar a biometria facial. Já é possível fazer a prova de vida digital ou presencial, embora a obrigatoriedade esteja suspensa.

O serviço digital já estava em funcionamento em caráter de teste, informou Rolim. É possível encontrar, no canal do INSS na internet, vídeos ensinando como fazer a prova de vida digital. “Mas está bem simples”, disse.

O uso do aplicativo permitirá ao INSS ser mais objetivo nesse serviço e concentrar esforços em outras áreas, ressaltou o secretário especial de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco. “É um ganha-ganha", disse. A população ganha pela praticidade e o governo, com a rapidez e a possibilidade de colocar os servidores para fazer outras tarefas, explicou.

“É um caminho sem volta”, afirmou o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Paes de Andrade. Ele ressaltou que a prova de vida digital permitirá uma melhor rastreabilidade dos benefícios. “Vamos saber melhor a quem estamos pagando”, comentou. A expectativa é melhorar o combate às fraudes.

Dos 96 serviços oferecidos pelo INSS, 91 já estão digitalizados, disse o presidente do Dataprev, Gustavo Canuto. A meta é chegar a 100%, acrescentou.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis