Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Bolsas da Europa fecham em queda com balanços corporativos negativos e declarações de Lagarde em Davos

Imagem de destaque da notícia
Lagarde afirmou que o Banco Central Europeu continuará elevando os juros até que a inflação da zona do euro seja levada para a meta de 2% Os principais índices acionários da Europa fecharam em queda hoje, com os investidores optando pela cautela enquanto avaliam balanços corporativos, temores de recessão e declarações de autoridades do Banco Central Europeu (BCE) durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

Após ajustes, o índice Stoxx 600 fechou em queda de 1,55%, a 450,45 pontos. O índice DAX, de Frankfurt, teve queda de 1,72%, a 14,920,36 pontos e o FTSE 100, de Londres, registrou retração de 1,07%, a 7.747,29 pontos. O francês CAC 40 contabilizou queda de 1,86%, a 6951,87 pontos. Entre os setores do Stoxx Europe 600, o segmento de lazer e turismo fechou com alta de 1,51%, enquanto o setor de automóveis e peças registrou queda de 2,27%.

Durante a participação em um painel no Fórum Econômico Mundial, a presidente do BCE, Christine Lagarde, afirmou que a autarquia continuará elevando os juros até que a inflação da zona do euro seja levada para a meta de 2%. Em conferencia transmitida pelo Twitter, Lagarde também apontou que os juros terão que ficar em um território restritivo por um tempo suficiente para que a inflação caia para um intervalo controlável.

Os mercados também avaliaram a publicação de balanços corporativos. A Renault fechou com queda de 2,08% em seus papéis após divulgar que as vendas da empresa caíram pelo quarto ano consecutivo em 2022. Já a varejista on-line britânica Boohoo registrou retração de 10,47% em suas ações no fechamento, após publicar que teve queda de 11% nas vendas em seu principal período comercial de Natal.

Na sessão, destaque para a decisão de política monetária do banco central da Noruega (Norges Bank), que manteve sua principal taxa de juros inalterada em 2,75% na quinta-feira e apontou que provavelmente aumentará a taxa de juros em março.

Às 14h, o euro registrava alta de 0,17%, a US$ 1,08150, enquanto a libra avançava 0,21%, a US$ 1,23713. Já o índice DXY, que mede o peso do dólar ante seis moedas de mercados desenvolvidos, operava em queda de 0,17%, a 102,17 pontos.

Investidor na bolsa de Frankfurt

Boris Roessler/AP

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis