Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Alagoas

Atriz alagoana se prepara para pós-graduação em direção teatral na tradicional Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio

Daniela Cattívaz / Foto: Adriano Arantos
Daniela Cattívaz / Foto: Adriano Arantos

Alagoana de Penedo, a atriz e poetisa Daniela Cattívaz, de 27 anos, está perto de dar mais um passo importante na carreira, iniciando uma pós-graduação em direção teatral na tradicional Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), no Rio de Janeiro (RJ). Até maio, quando as aulas começam, ela pretende intensificar os trabalhos em Alagoas, com a personagem "Tia Estrela", que anima festas infantis desde 2016.

No currículo, a penedense que abriu a própria empresa em 2022 (Cattívaz Produções Artísticas) leva mais de dez espetáculos; um longa metragem gravado no ano passado; e dezenas de peças - entre elas "A Kama Surta", de Christiano Marinho -, assistidas por cerca de 50 mil pessoas.

A atriz é habilitada em Artes Cênicas por edital da Secult, formada em Arte Dramática pela Ufal e graduada em Serviço Social na Universidade Tiradentes (Unit). Ela também escreveu e dirigiu espetáculos para colégios particulares da capital.

Aprender sendo plateia

Em entrevista ao CadaMinuto, Daniela falou sobre o novo desafio que se propôs, movida "pela necessidade de se reatualizar profissionalmente": "Sinto curiosidade de mergulhar no universo da direção teatral e, ao mesmo tempo, respirar numa cidade com produções teatrais diariamente. E assim, ter a oportunidade de assistir mais peças ao mesmo tempo em que estudo direção", afirmou, acrescentando que isso deve aguçar seu olhar para interpretação, "pois o ator tem muito a ganhar e aprender sendo plateia".

Ainda em relação à mudança, Daniela contou que por muito tempo aguardou "o melhor momento" para isso, até entender que, segundo suas próprias palavras, é necessário planejar e investir, mas "o agora só acontece se houver coragem, autoconfiança e audácia".

Com a decisão tomada, a atriz pediu demissão dos colégios para os quais escrevia e dirigia espetáculos teatrais para seguir em direção à Casa das Artes de Laranjeiras, onde estudaram nomes como Camila Morgado, Carmo Dalla Vechia, Dira Paes, Heloísa Perissé, Murilo Benício, Otávio Müller, Patrícia Pilar e Paulo Gustavo.

"Quero, principalmente, expandir meu olhar para direção e assim aumentar as possibilidades de trabalhos na área artística, podendo dirigir a mim mesma e dirigir outros espetáculos com mais segurança, respaldo técnico e prática para, futuramente, preparar atores compartilhando as minhas técnicas de interpretação e direção. Já que conhecimento não foi feito para guardar para si", completou.

Foto: Adriano Arantos

Respiro poético

Perguntada sobre como fica a atriz diante dos novos caminhos, Daniela frisou: "Essencialmente eu sou atriz, é onde amo estar. É o meu lugar de respiro poético e força, onde toda a minha vida faz sentido quando estou em cena. Por isso na medida que estarei cursando a pós ou ao término dela pretendo continuar fazendo testes de elenco para espetáculos teatrais, filmes e séries. Pois para viver de arte é necessário que o ator seja empreendedor e desenvolva habilidades que vão além da cena, por isso gosto de aprender tudo que remete a esse universo".

Há um ano ela também iniciou estudos de interpretação para cinema com a atriz e preparadora de elenco Marianna Ruggiero, de Belo Horizonte, com quem teve seu primeiro contato com interpretação para câmera, resultando na gravação do primeiro longa metragem da carreira.

Em relação aos planos futuros, Daniela finaliza deixando transparecer que o céu é o limite, mas seu chão continuará sendo por aqui: "Alagoas é a minha casa, minha família e sempre que puder quero voltar para ministrar cursos e compartilhar minha experiência profissional com meus colegas de trabalho. Espero ter aqui como base. Ir, mas sempre voltar para casa".

Foto: Verônica Freitas

Contatos:

@danielacattivaz

@tiaestrela.festas

@cattivazproducoesartisticas

(82) 99690-2638 / 99927-8896

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis