Na noite do desta segunda feira dia 16 de janeiro, o Dr. Thiago Mota participou do 30º episódio do polêmico Canhão Podcast, apresentado pelo renomado jornalista Wyderlan Araújo.
O Dr. Thiago Mota é advogado, Secretário Geral da Comissão de Segurança Pública da OAB/AL, membro da Setorial de Segurança Pública do Partido dos Trabalhadores e Inspetor de Segurança Interna da Petrobras.
O programa foi recheado de polêmicas, informações e propostas do Partido dos Trabalhadores-PT principalmente para os profissionais de Segurança Pública.
Dr. Thiago Mota, destacou que a gestão do PT protagonizou ações estruturantes fundamentais para segurança do Brasil. E relembrou a sansão da Lei de Drogas, a criação do Regime Disciplinar Diferenciado-RDD , a construção dos Presídios Federais, a realização para o 1º concurso para o cargo de Agente Penitenciário Federal, a criação da Força Nacional de Segurança Pública e de propostas concretas de valorização através do programa Bolsa Formação onde, os policiais recebiam um adicionam no salário para participar de cursos de capacitação online.
Foram apresentadas algumas das colaborações da Setorial de Segurança Pública do PT, que participou do Grupo de Trabalho da Equipe de Transição do governo Lula através do Coronel Luciano Silva, Coordenador da setorial em Alagoas.
Dentre as propostas destacou:
- Promoção para a última patente/cargo no caso de assassinato de policial no exercício da função ou em virtude dela;
- Redução de carga horária, sem prejuízo da remuneração, para policiais com filhos portadores de necessidades especiais.
Estas proposta fazem parte da iniciativa Guardando os Guardiões que visa valorizar e reconhecer os profissionais de segurança pública. O Dr. Thiago Mota afirmou está empenhado na interlocução com o Governo de Alagoas para a implementação destas propostas no plano Estadual.
O entrevistado disse ainda que a sociedade precisa reconhecer e valorizar os policiais, se referindo a eles como "heróis" e "anjos de coturno", deixou claro que excessos devem ser punidos, mas que os policias são o escudo protetor da sociedade. E destacou o papel fundamental e a bravura da Tropa de Choque da Polícia Militar, que enfrentou uma chuva de pedras dos terroristas que tentaram dar o Golpe de Estado no dia 08/01/2023, através da destruição das sedes dos três poderes em Brasília.
Dentre outras polêmicas o Dr. Thiago Mota teceu duras críticas as privatizações dos Ativos da Petrobras, principalmente porque exdirigentes da estatal estariam se desligando da companhia para ir trabalhar nas empresas que estão comprando os ativos, a preços muito abaixo ao valor de mercado e solicitou um investigação séria nessas licitações ao presidente Lula e ao novo presidente da Petrobras.
Assista ao episódio na integra e confira todas as polêmicas do 30º episódio do Canhão Podcast.
Confira a entrevista do Dr. Thiago Mota no Canhão Podcast