Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Pequim libera Didi para voltar a registrar usuários em aplicativo de táxi

Imagem de destaque da notícia
A chinesa Didi Global está mais uma vez autorizada a registrar novos usuários para seu aplicativo de táxi, após um congelamento de 18 meses. Pode ser um sinal de que Pequim está afrouxando as medidas restritivas que impôs à empresa.

Em um comunicado publicado na segunda-feira em sua conta oficial de mídia social Weibo, a Didi disse que seu principal aplicativo de táxi, Didi Chuxing, está de volta ao serviço, com efeito imediato. A empresa também se comprometeu a tomar medidas eficazes para garantir "a segurança da plataforma e a segurança do big data", bem como "manter a segurança da rede nacional".

No entanto, o aplicativo não parecia disponível para download na tarde de segunda-feira. A Didi não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A medida ocorre quando Pequim continua a enviar sinais de que está diminuindo sua repressão ao setor de tecnologia mais amplo e que os regulamentos futuros serão normalizados.

A Didi, que anteriormente controlava cerca de 90% do mercado de táxis da China, abriu o capital em Nova York em junho de 2021, apesar das advertências de Pequim de que "correr" para listar poderia dar aos reguladores americanos acesso a dados domésticos confidenciais. Os reguladores chineses lançaram uma investigação sobre a Didi imediatamente após sua listagem. Como resultado, as autoridades retiraram seus 26 aplicativos das lojas de aplicativos e impediram que todos eles conquistassem novos clientes.

A Didi deslistou suas ações após uma passagem atribulada de 11 meses pela Bolsa de Valores de Nova York (Nyse), em junho, e agora negocia no balcão - ou por meio de canais fora de bolsa - nos Estados Unidos.

A Didi informou que está considerando uma listagem em outra bolsa, inclusive em Hong Kong, embora não esteja claro em que condições os reguladores chineses permitiriam que a Didi buscasse uma nova listagem em outro lugar.

Após a exclusão, a Didi também foi multada em 8 bilhões de yuans (US$ 1,18 bilhão) por violar as leis de segurança de dados e proteção de informações pessoais e ordenada a "retificar" suas práticas de coleta de dados.

O principal órgão de vigilância cibernética da China disse que a Didi coletou ilegalmente quase 65 bilhões de informações pessoais de seus motoristas e passageiros, incluindo dados de reconhecimento facial, números de identificação pessoal, bem como endereços residenciais e comerciais.

A Didi estava no centro da repressão ao setor de tecnologia que Pequim iniciou em 2020, quando interrompeu abruptamente a oferta pública inicial (IPO) do Ant Group. Nos últimos 18 meses, a Didi viu os clientes passarem para os rivais e sua participação no mercado doméstico caiu de 90% para menos de 70%.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis