A reprodução simulada da abordagem policial que resultou na morte do empresário Marcelo Leite, com um tiro de fuzil, no dia 14 de novembro de 2022, vai acontecer nesta segunda-feira, 16, na cidade de Arapiraca, local do fato. A data havia sido divulgada no fim do mês passado pela Polícia Científica de Alagoas e o procedimento é realizado pouco mais de dois meses depois do caso.
De acordo com a polícia, a reconstituição do momento em que Marcelo Leite foi baleado tem início a partir das 20 horas. A confirmação da data aconteceu após os peritos criminais analisarem o material encaminhado pela comissão de delegados responsável pelas investigações.
Em entrevista ao TNH1, no último dia 27, o delegado Sidney Tenório, que integra a comissão que investiga o caso, havia dito que a reconstituição pode mostrar como aconteceu toda a dinâmica da abordagem que vitimou o empresário, além de esclarecer se a arma apresentada pelos PMs estaria em posse de Marcelo.
"Essa reprodução simulada pode nos esclarecer especialmente sobre a existência de arma de fogo, do tipo revólver, que, segundo os PMs, estava em posse de Marcelo. Também pode esclarecer se teria visualização dessa arma pelos PMs, além de toda dinâmica de como se deu a abordagem e os disparos que vitimou o empresário", explicou o delegado na ocasião.
PMs envolvidos em ação que vitimou empresário vão participar de reconstituição - Os seis policiais militares que participaram da ação que vitimou com um tiro de Fuzil o empresário Marcelo Barbosa Leite vão participar da reprodução simulada do caso. A informação foi confirmada à reportagem do TNH1 no último sabado,10, pelo advogado Napoleão Júnior, que está à frente da defesa dos PMs.
De acordo com o advogado, a presença dos policiais é facultativa, porém eles devem participar para auxiliar no esclarecimento de todos os fatos. "Eles vão participar. É facultativo a presença deles na reconstituição, mas vão participar e ajudar a esclarecer qualquer dúvida dos fatos. A reprodução simulada é uma prova técnica, e é feita diante de alguma dúvida ou quando há algo divergente durante os depoimentos, o que não aconteceu nesse caso. Temos os depoimentos das testemunhas que são bastante homogêneos, e, diante disso, a reprodução vai mostrar tudo o que foi dito em inquérito policial. A defesa está bastante tranquila quanto a isso", detalhou o advogado.
Comissão pediu prorrogação de inquérito que investiga PMs - A comissão de delegados que atua à frente das investigações da ação que vitimou com um tiro de Fuzil o empresário Marcelo Barbosa Leite, encaminhou ao Ministério Público de Alagoas (MP-AL), no último dia (12), um pedido de prorrogação de inquérito.
Segundo o delegado Sidney Tenório, que integra a comissão que investiga o caso, foi necessário um prazo maior para acompanhar a reprodução simulada, que ainda será feita pelo Instituto de Criminalística (IC).