Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Campeonato Paulista

Depois de sete anos, Portuguesa volta ao Paulistão em busca de dias melhores

Imagem de destaque da notícia

Dez anos depois do polêmico episódio de rebaixamento no Campeonato Brasileiro 2013, pela escalação irregular de Héverton, a Associação Portuguesa de Desportos está de volta à elite do futebol paulista. A equipe irá disputar o Campeonato Paulista 2023 no Grupo D, ao lado de Palmeiras, Santo André e São Bernardo, estreando neste sábado, 14, às 15h30 (horário de Brasília) contra o Botafogo-SP, no estádio do Canindé. A expectativa é de que a torcida apoie em peso a agremiação depois do título do Paulistão A2 em 2022, quando cerca de 28 mil rubro-verdes estiveram na arquibancada no jogo decisivo. A caminhada que a Portuguesa traça desde 2013 renderia um bom filme de Hollywood. Em cinco anos, foram diversos rebaixamentos, chegando até a Série D e permanecendo por anos na Série A2 do Paulista. Mas a gestão do clube passou por uma reestruturação.

Os salários estão em dia, a dívida milionária foi parcelada e a Lusa já apresenta superávit — e até negocia a criação de uma SAF (Sociedade Anônima do Futebol). O título da A2 no ano passado demonstra que a Portuguesa quer retomar sua tradição de ser competitiva e figurar nos principais campeonatos novamente. Para isso, o clube fez investimentos. Trouxe o técnico Mazola Jr. e uma lista grande de reforços: Victor Ramos (zagueiro), Madson (volante), Fabiano Silva (lateral), Fernando Henrique (goleiro), Thallyson Augusto (lateral), Gustavo Ramos (atacante), Pará (lateral), Lucas Nathan (meio-campista), Richard Alexandre (atacante), Ramo Rocha (lateral), João Victor (atacante), Gustavo Bochecha (volante), Pedro Bortoluzo (centroavante) e Lucas Venuto (atacante).

Em sua apresentação, o técnico Mazola exaltou a Lusa. “Estou em um clube de camisa pesada, o quinto grande de São Paulo. A Portuguesa é gigantesca! Por isso, precisamos de todos, o projeto é grandioso, vamos trazer a alma portuguesa, que é o coração acima de tudo, que é o coração que quer ganhar, quer crescer, quer voltar a ser grande. A tristeza tem que estar longe daqui, a cobrança tem que ser forte, mas temos que ser positivos”, frisou. Em participação recente no programa “Donos da Bola”, da TV Bandeirantes, o diretor de futebol da Lusa, Toninho Cecílio, afirmou que a “Portuguesa está pronta para o campeonato”. “Conseguimos montar uma equipe em que eu confio em cada atleta. Esse grupo está bem equilibrado, com experiência, juventude, força e técnica. Enfim, eu acho que conseguimos honrar a camisa da Portuguesa nesse retorno. Agora é confirmar dentro de campo”, disse.

Parceria com o Santos para reforma do Canindé

Em novembro de 2022, a Portuguesa anunciou que fechou um acordo com o Santos para realizar reformas no estádio do Canindé. Isso porque a Vila Belmiro passará por reestruturação e o time da Baixada mandará seus jogos no estádio da Portuguesa. “Vamos reformar nossos vestiários, gramado, iluminação e nossas cadeiras numeradas para ficarem aptas para receber o público da Portuguesa nesse retorno à elite do Campeonato Paulista e para atender a enorme torcida do Santos na capital”, revelou o presidente da Lusa, Antonio Carlos Castanheira.

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis