Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Bolsas da Europa fecham em alta com investidores repercutindo indicadores econômicos

Imagem de destaque da notícia
Início da temporada de balanços corporativos nos Estados Unidos e o esfriamento da inflação americana também entraram no radar dos investidores Os principais índices acionários da Europa fecharam em alta nesta sexta-feira (13), avaliando o cenário econômico, com a divulgação de diversos indicadores no continente europeu, o início da temporada de balanços corporativos nos Estados Unidos e o esfriamento da inflação americana.

Após ajustes, o índice Stoxx 600 fechou em alta de 0,54%, a 452,64 pontos. O índice DAX, de Frankfurt, teve alta de 0,19%, a 15.086,45 pontos e o FTSE 100, de Londres registrou valorização de 0,68%, a 7.847,15 pontos. O francês CAC 40 contabilizou alta de 0,69%, a 7.023,50 pontos.

Entre os setores do Stoxx Europe 600, o segmento de lazer e turismo fechou com alta de 1,45%, enquanto o setor químico registrou queda de 0,13%.

No continente europeu, diversos indicadores foram divulgados na última sessão da semana, com destaque para o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido, que cresceu 0,1% em novembro em comparação com o mês anterior, desacelerando de uma expansão de 0,5% em outubro, mostraram dados do Escritório de Estatísticas Nacionais. Na zona do euro, a produção industrial - que compreende produção de manufatura, minas e serviços públicos - aumentou 1% em novembro em comparação com o mês anterior, após uma queda revisada de 1,9% em outubro. Economistas consultados pelo “The Wall Street Journal” esperavam que a produção industrial aumentasse 0,5%.

“Está na balança se a economia do Reino Unido já está em recessão, após os números de novembro um pouco mais fortes do que o previsto”, afirma Samuel Tombs analista da Pantheon Macroeconomics, em nota. “Olhando para o futuro, continuamos indicando que o PIB cairá substancialmente no primeiro e segundo trimestres. O governo parou temporariamente de pagar subsídios de custo de vida para famílias de baixa renda no primeiro trimestre e reduzirá substancialmente seu suporte ao preço da energia no segundo trimestre”, acrescentou o analista.

Já na Alemanha, o PIB anual foi publicado e sinalizou um crescimento de 1,9% em 2022 em comparação com o ano anterior. O indicador desacelerou em relação à expansão de 2,6% registrada em 2021, quando a economia se recuperou da contração causada pela pandemia de 2020. Na França, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) teve alta de 5,9% no mês de dezembro, em linha com a leitura preliminar e diminuindo em relação a alta de 6,2% registrado em novembro.

Em Wall Street, as bolsas operam em queda com os renovados temores dos investidores de uma recessão nos EUA, após a divulgação de diversos balanços corporativos. O JP Morgan registrou uma receita superior as expectativas, mas o banco indicou que estava reservando mais dinheiro para cobrir perdas de crédito porque avalia a possibilidade de uma leve recessão. Já o Wells Fargo apontou que o lucro do quarto trimestre caiu pela metade e aumentou as reservas para perdas com empréstimos para uma possível desaceleração econômica.

Ralph Orlowski/Bloomberg

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis