Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Agenda do dia: Índice de preços dos EUA; governo anuncia medidas econômicas no Brasil

Imagem de destaque da notícia
Confira o que você precisa saber e acompanhar nesta quinta-feira A inflação ao consumidor nos Estados Unidos é o principal destaque internacional da agenda de hoje. O indicador pode dar pistas sobre quais serão os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) - inclusive, diversos dirigentes da instituição darão discursos hoje. No Brasil, a expectativa é pelo pacote econômico do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Confira abaixo outros destaques da agenda desta quinta-feira:

FGV divulga inflação da terceira idade do 4º trimestre de 2022

O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) informa às 8h o Índice de Preços ao Consumidor da Terceira Idade (IPC-3i) do quarto trimestre de 2022. O indicador mede a variação da cesta de consumo de famílias majoritariamente compostas por indivíduos com mais de 60 anos de idade. O índice registrou no terceiro trimestre do ano passado variação de 0,06%. Em 12 meses, o IPC-3i acumulava alta de 5,15%.

IBGE publica LSPA de dezembro de 2022 e 3º prognóstico da safra de 2023

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h, o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de dezembro de 2022. A estimativa de novembro para a safra de 2022 alcançou 262,7 milhões de toneladas, 3,7% maior que a obtida em 2021 (253,2 milhões de toneladas), crescimento de 9,4 milhões de toneladas. A área a ser colhida foi de 73,2 milhões de hectares, aumento de 4,7 milhões de hectares (6,8%) frente à área colhida em 2021. O segundo prognóstico da produção nacional de grãos, cereais, leguminosas e oleaginosas para 2023 prevê uma safra recorde de 293,6 milhões de toneladas, com alta de 11,8% (ou mais 30,9 milhões de toneladas) em relação a 2022.

IBGE divulga a Pesquisa Mensal de Serviços de novembro de 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, às 9h, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de novembro de 2022. Em outubro de 2022, o volume de serviços no Brasil recuou 0,6% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, após ter acumulado um ganho de 5,8% de março a setembro. O acumulado do ano foi de 8,7% frente a igual período de 2021. O acumulado em 12 meses passou de 8,8% em setembro para 9,0% em outubro.

Conab apresenta o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) apresenta, às 9h, o 4º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23. A terceira estimativa para a safra de grãos em 2022/23 indicava uma produção de 312,2 milhões de toneladas, 15% ou 40,8 milhões de toneladas superior à obtida em 2021/22. Com relação à estimativa anterior, quando foram projetadas 313 milhões de toneladas, os dados mostram um ajuste no volume total produzido, em função da menor produtividade do milho e redução na área de arroz. Com a área total de plantio no país estimada em 77 milhões de hectares, a agricultura brasileira mantém a tendência de crescimento observada nos últimos anos, também com previsão de recorde. O resultado equivale a um crescimento de 3,3% ou de 2,49 mil hectares sobre a área da safra 2021/22.

CNI informa confiança do empresário industrial (Icei) de janeiro

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informa, às 10h, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) de janeiro. O Icei caiu de 51,7 pontos em novembro para 50,8 pontos em dezembro de 2022. O Índice de Condições Atuais recuou de 53,2 pontos para 50,3 pontos. O Índice de Expectativas manteve-se estável em 51 pontos, com otimismo moderado de uma forma geral. Ele é resultado da confiança do empresário em relação a sua empresa, até um pouco maior em dezembro que em novembro, quando o índice passou de 53,6 para 54,1 pontos. Mas, no que trata da economia brasileira, o índice caiu de 45,9 para 44,8 pontos.

Tesouro realiza leilão tradicional de LTN e NTN-F

A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h leilão tradicional de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F). As LTN que serão ofertadas têm vencimentos nos dias 1º de outubro de 2023; 1º de abril de 2025 e 1º de julho de 2026. As NTN-F vencem em 1º de janeiro de 2029 e 1º de janeiro de 2033. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na sexta-feira.

Dirigentes do Fed fazem discurso

O presidente do Federal Reserve (Fed) da Filadélfia, Patrick Harker, profere discurso às 9h30 (de Brasília). O presidente do Federal Reserve de Saint Louis, James Bullard, discursa às 13h30 (de Brasília). Às 14h40 (de Brasília), quem discursa é o presidente do Federal Reserve (Fed) de Richmond, Tom Barkin.

EUA noticiam inflação ao consumidor de dezembro

O Departamento do Trabalho dos EUA noticia, às 10h30 (de Brasília), o índice de preços ao consumidor (CPI) de dezembro de 2022. Em novembro, o índice cheio variou 0,1% na margem e subiu 7,1% em bases anuais; o núcleo do índice variou 0,2% na margem e subiu 6% ao ano. As estimativas para o núcleo são de 0,3% (margem) e 5,7% (ano) e para o índice cheio de 0% (margem) e 6,5% (ano).

EUA mostram pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana

O Departamento de Trabalho dos EUA mostra, às 10h30 (de Brasília), o número de novos pedidos de seguro-desemprego requeridos na semana até 7 de janeiro. Na semana anterior, houve 204 mil pedidos iniciais. Estimam-se 215 mil novos pedidos.

Tesouro dos EUA realiza leilão de T-bonds de 30 anos

O Departamento do Tesouro dos EUA realiza leilão de T-bonds de 30 anos. Às 15h (de Brasília), saem os resultados.

BC da Coreia do Sul decide sobre política monetária

O Banco da Coreia (BoK, BC coreano) divulga às 22h (de Brasília) sua decisão de política monetária. A taxa de juros de referência está em 3,25% ao ano e a tendência é aumento para 3,5%.

Lula reúne-se com ministros e vai a posse na Caixa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha às 9h com os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Pimenta (Comunicação Social). Às 9h30, recebe jornalistas setoristas do Planalto em café da manhã. Às 11h, reúne-se com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente da Caixa, Rita Serrano. Às 11h30, despacha com o general Gonçalves Dias, ministro do Gabinete de Segurança Institucional. Às 12h30, recebe a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR). Às 14h30, terá reunião com os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e o secretário especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Wellington César Lima. Às 15h, despacha com o ministro dos Transportes, Renan Filho; às 16h com o ministro das Cidades, Jader Filho; e às 17h com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Às 18h, participa da cerimônia de posse da presidente da Caixa, Rita Serrano, no Caixa Cultural, em Brasília.

Haddad anuncia primeiras medidas econômicas do governo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa de cinco compromissos em Brasília. Às 9h, de reunião com as presidentes da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, e do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, na sede da pasta. Às 11h, de reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Às 14h30, do lançamento das primeiras medidas econômicas do governo federal, no Palácio do Planalto. Às 16h, de entrevista coletiva sobre as medidas, na sede da pasta. Às 18h, da cerimônia de posse da presidente da Caixa, na sede da instituição financeira.

Diretora do BC participa de posse da nova presidente da Caixa

A diretora de Administração do Banco Central (BC), Carolina Barros, participa às 18h da cerimônia de posse da nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, e dos 162 anos da Instituição, na Caixa Cultural, em Brasília. O diretor Diogo Guillen (Política Econômica) está em Estocolmo (Suécia), onde participa às 4h30 (horário local) do Bellagio Group meetings, no Riksbanken (Banco Central da Suécia). Às 12h (horário de Brasília), ele participa como Chair da sessão 04 do Bellagio Group meetings, no Riksbanken. Às 15 (horário de Brasília), Guillen vai a jantar oferecido pelo Bellagio Group, no Vasa Museum. O diretor Otavio Damaso (Regulação) tem reunião às 11h com Carlos Queiroz, superintendente interino da Superintendência de Seguros Privados (Susep), no Rio de Janeiro, sobre assuntos de regulação. O presidente do BC, Roberto Campos Neto; a diretora Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais) e os diretores Bruno Serra (Política Monetária) e Paulo Souza (Fiscalização) estão em férias. Os demais diretores têm despachos internos.

Agenda do BNDES não divulgada

A agenda da presidência e diretoria do BNDES não foi divulgada.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, vai anunciar as primeiras medidas econômicas do governo

Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agênc/Fotográfo/Agência Brasil

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis