A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) informou que as operações voltaram a funcionar nos aeroportos do país após a paralisação de duas horas por causas de falhas no sistema ocorrida nesta quarta-feira, 11. “As operações normais de tráfego aéreo estão sendo retomadas gradualmente nos EUA, após uma interrupção noturna no sistema de Aviso às Missões Aéreas, que fornece informações de segurança às tripulações de voo. O batente de solo foi levantado”, escreveram em sua conta no Twitter, acrescentando que eles continuam investigando o problema inicial. A Casa Branca declarou que não há sinal de um ataque cibernético “neste momento”, acrescentando que o presidente Joe Biden foi informado sobre a paralisação. “O presidente foi informado pelo secretário de Transporte esta manhã sobre a interrupção do sistema da FAA. Não há evidências de um ataque cibernético neste momento, mas o presidente instruiu o DOT a conduzir uma investigação completa sobre as causas. A FAA fornecerá atualizações regulares”, tuitou a secretária de imprensa Karine Jean-Pierre, referindo-se ao Departamento dos Transportes.
De acordo com o site que monitora o tráfego aéreo, FlightAware, 716 voos saindo dos Estados Unidos ou chegando ao país foram cancelados até as 11h no horário de Brasília. A paralisação foi causada por uma queda no sistema Notam, sigla em inglês para Aviso aos Aeronavegantes, um serviço de mensagens que alerta pilotos e outros funcionários de voo sobre algum perigo ou alterações relevantes em aeroportos. Ele pode indicar uma pista que esteja interditada, o fechamento de espaço aéreo, falha em algum equipamento de auxílio ou ainda alguma orientação geral. Os voos ficaram paralisados até às 9h (11h em Brasília) por determinação da FAA.
Update 5: Normal air traffic operations are resuming gradually across the U.S. following an overnight outage to the Notice to Air Missions system that provides safety info to flight crews. The ground stop has been lifted.
We continue to look into the cause of the initial problem
— The FAA (@FAANews) January 11, 2023
Fonte: Jovem Pan