Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

câmara dos representantes

Após 11 tentativas, Câmara dos EUA volta a adiar eleição do presidente da Casa

Imagem de destaque da notícia

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos decidiu na última quinta-feira, 5, com a oposição de toda a minoria democrata, adiar para o meio-dia [14h de Brasília] desta sexta-feira, 6, a 12ª votação para eleger seu novo presidente. Decisão foi tomada depois de vários meios de comunicação americanos assegurarem que os republicanos chegaram a um princípio de acordo para empossar o candidato Kevin McCarthy, que contempla muitas das exigências dos rebeldes conservadores que impediram sua vitória até agora. Segundo jornalistas do “The Washington Post”, do “Politico”, da “CNN” e do “The Hill”, o princípio de acordo contempla medidas como o estabelecimento de limites aos mandatos dos deputados na Câmara, entre outras normas. Este acordo não serviria para convencer todos os céticos, mas colocaria em ação um plano para ir derrubando o restante dos rebeldes, um por um.

Na quarta-feira já havia sido necessária uma votação, vencida pelos republicanos, para adiar a sessão da Câmara, com a veemente oposição de todos os democratas. A pausa entre uma votação e outra dá aos aliados de McCarthy tempo para tentar convencer os republicanos mais conservadores que não estão votando nele para o comando da casa, na tentativa de negociar e fazê-los aceitar a proposta. O até então favorito para liderar a Câmara voltou a fracassar nesta quinta-feira na tentativa de ser eleito para suceder a democrata Nancy Pelosi à frente do Legislativo, no qual os republicanos têm uma maioria apertada após a vitória nas eleições de meio de mandato de novembro.

Desta vez foram cinco votações, que somadas às três de quarta-feira e às três de terça-feira elevaram para 11 o total de tentativas de eleger um novo presidente da Câmara, um recorde de mais de 100 anos. McCarthy está enfrentando um grupo de 20 conservadores rebeldes que têm proposto e votado em candidatos republicanos alternativos desde terça-feira, depois de acusar o líder de não negociar com eles mudanças nas regras do órgão. Entre os candidatos alternativos indicados, até mesmo o nome do ex-presidente Donald Trump foi sugerido pelo congressista pela Flórida Matt Gaetz. Trump ironizou a situação em uma postagem em sua rede social, mas manteve seu apoio a McCarthy. Até que seja escolhido o líder da Casa, a atividade legislativa fica suspensa, e seus novos membros não podem ser empossados e prestar juramento.

*Com informações da EFE

Fonte: Jovem Pan

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis