Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Produção industrial cai mesmo com alta na maioria de atividades devido a ajustes individuais

Imagem de destaque da notícia
Segundo a Pesquisa Industrial Mensal - Produção Física do IBGE, 15 das 26 atividades apresentaram aumento na produção em novembro A indústria brasileira mostrou queda de 0,1% em novembro de 2022 ante outubro do ano passado, na leitura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que anunciou nesta quinta-feira (05) a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) daquele mês.

No entanto, das quatro grandes categorias de uso da indústria, apenas uma apresentou queda na atividade, na mesma comparação. Ao mesmo tempo, 15 das 26 atividades mostram aumento na produção, também no mesmo período. Um efeito estatístico, causado por ajuste sazonal das séries, levou ao cenário de novembro, informou André Macedo, gerente da pesquisa.

Leia mais:

Produção industrial sobe em 3 de 4 categorias em novembro, apesar de queda no mês

Indústria girou em torno de "viés negativo" em novembro, diz IBGE

Produção industrial cai 0,1% em novembro, aponta IBGE

Nas grandes categorias industriais, na passagem de outubro para novembro do ano passado, foram observados aumentos em bens de capital (0,8%); bens intermediários (0,4%); e semiduráveis e não duráveis (0,6%).

Apenas duráveis mostrou recuo, no mesmo período de comparação, com queda de 0,4% na atividade. E no caso das 26 atividades industriais, “foi melhor espalhamento [de taxas positivas] quando comparado com meses de outubro e de setembro [de 2022]” nas palavras de Macedo.

Ao ser questionado por que a taxa mensal total veio negativa, se houve maior frequência de taxas positivas no detalhamento da performance do setor, no mês, o especialista diz que isso pode acontecer devido ao fato de que as séries, de cada categoria e atividade, são ajustadas individualmente.

Ele admitiu que pode causar confusão em entendimento do resultado, mas explicou que é algo que pode ocorrer, tendo em vista esse ajuste sazonal individual, por série, realizado pelo instituto nas categorias e nas atividades industriais.

“Por vezes pode acontecer em função de que as séries são ajustadas individualmente”, disse. Segundo ele, quando o ajuste sazonal individual, por categoria e atividade ocorre, “a relação das séries com o todo pode perder relação e conectividade”.

Ele comentou que o mesmo não ocorre com séries que não têm ajuste sazonal, como as elaboradas com resultados de mês ante mesmo mês de ano anterior; e acumulados de 12 meses.

David Alves/Palácio Piratini

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis