Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Novo chanceler assume com foco em meio ambiente e retorno do Brasil ao palco global

Imagem de destaque da notícia
Diante de ministros de tribunais superiores, ministros do novo governo, embaixadores e parlamentares, Mauro Vieira assumiu o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável Em uma cerimônia prestigiada, o novo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, assumiu oficialmente nesta segunda-feira (2) o comando da diplomacia brasileira, com a missão de “reconduzir o país ao grande palco das relações internacionais”, após “um retrocesso sem precedentes”.

Diante de ministros de tribunais superiores, ministros do novo governo, embaixadores e parlamentares, Vieira assumiu o compromisso do país com o desenvolvimento sustentável e lembrou de sua última passagem na pasta, interrompida pelo impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

“Só seremos fortes se atuarmos como país comprometido com o desenvolvimento sustentável”, disse ele, antes de mencionar que o Brasil já é candidato a sediar a COP30, prevista para 2025.

“O Brasil tem todas as condições de se consolidar como um modelo de transição energética e economia de baixo carbono”, afirmou o novo chanceler, que também se comprometeu a organizar uma cúpula com os países que compartilham a floresta amazônica.

Vieira volta ao Itamaraty pelas mãos do ex-ministro Celso Amorim ? que será assessor especial do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, para assuntos internacionais. Sua saída da pasta se deu por ocasião do impeachment de Dilma, afastada do cargo em maio de 2016. Segundo Vieira, o processo “fraturou o país” e deixou “marcas profundas”.

O chanceler ainda se comprometeu a retomar a adesão do Brasil ao Pacto Global de Migrações, do qual o país saiu nos primeiros dias do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em âmbito regional, o país vai retomar as discussões para recriação da Unasul (União de Nações Sul-amerianas) e deve formalizar, em breve, o seu retorno à Celac (Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos). Vieira também falou em reforçar o Mercosul, tanto na liberalização do comércio quanto na circulação de mercadorias e pessoas.

Acordo com a UE

Sobre o acordo entre o bloco e a União Europeia (UE), o chanceler disse que vai trabalhar para que a questão ambiental não se torne um pretexto para protecionismo por parte dos países europeus. A relação com os Estados Unidos, segundo ele, deverá acontecer “em pé de igualdade”.

A nova diplomacia brasileira também vai defender a reforma de instituições financeiras internacionais e aproveitar a posição de comando do Brasil em algumas organizações, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para readequar políticas.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis