O ex-governador de Alagoas e senador eleito pelo estado, Renan Filho (MDB), deve ser anunciado como Ministro dos Transportes do governo Lula(PT) nesta quinta-feira (29).
Lula teria definido o nome de Renan Filho, nesta quarta-feira (28), em uma reunião com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffman; com o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, e o líder da bancada federal do partido, o deputado alagoano Isnaldo Bulhões.
A escolha de Renan Filho para ocupar um ministério já era especulada desde o período de campanha para as eleições de 2022.
Renan Filho e o pai, Renan Calheiros, declararam apoio a Lula antes do petista anunciar que seria candidato. Renan pai articulou a indicação do filho para um ministério dentro e fora da legenda partidária.
Renan Filho chegou a ser cotado para os ministérios do Planejamento e de Minas e Energia, mas o MDB entendeu que seria melhor indicar o alagoano para a pasta de Transporte. Simone Tebet (MDB-MS) foi quem ficou com o Planejamento.
Com a ida de Filho para o ministério, quem assume sua vaga no Senado é o primeiro suplente, o empresário Fernando Farias (MDB).