Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Novo governo quer passar "pente fino" no Bolsa Família para detectar fraudes

Imagem de destaque da notícia
Sem mencionar o nome do presidente Jair Bolsonaro, o futuro ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, disse que, nos últimos meses, houve várias denúncias de uso eleitoral do programa O futuro ministro do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT) afirmou na manhã desta segunda-feira (26) que o novo governo deve fazer uma revisão no cadastro do Bolsa Família diante da probabilidade de fraudes. Ele ponderou que a prioridade é assegurar o direito ao benefício das pessoas que preenchem os requisitos estabelecidos.

Sem mencionar o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL), Dias declarou que, nos últimos meses, houve várias denúncias de uso eleitoral do programa. O futuro ministro disse que, por determinação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Bolsa Família precisa ser eficiente. “ [Vamos verificar] Se alguém praticou alguma fraude e está recebendo ilegalmente, não é? Nós Vamos agir conforme manda a regra e a lei”, assegurou.

Ele ressaltou que chama a atenção o crescimento de famílias unipessoal. “Nós temos um cadastro muito grande, não é? Cerca de noventa milhões de pessoas presentes. Tem coisas estranhas. Cresceu muito o número de família unipessoal, aquela família de uma só pessoa”, comentou.

Dias ainda destacou a importância de conclusão do senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para garantir a eficácia do programa. “Isso vai garantir uma eficiência na avaliação, na análise da base de dados. É claro que vamos fazer com muita responsabilidade, muito cuidado. O presidente quer que tudo seja feito de forma muito humana, evitando injustiça.”

Wellington Dias participa de reuniões técnicas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para definição da estrutura do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Questionado sobre quando Lula deve anunciar o restante do ministério, declarou que o presidente sinalizou que deve fechar os nomes até terça-feira (27), mas não cravou a data do anúncio.

Futuro ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT)

Nilani Goettems/Valor

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis