Indicado para Ciência Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan foi um dos acadêmicos que assinou manifesto contra a eleição de Tarcísio em outubro, "em defesa da ciência, da cultura e da universidade pública" O governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou nesta sexta-feira (23) o engenheiro Vahan Agopyan, ex-reitor da USP, como secretário de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado. Agopyan foi um dos acadêmicos que assinou um manifesto contra a eleição de Tarcísio em outubro, "em defesa da ciência, da cultura e da universidade pública".
Sem filiação partidária, o ex-reitor afirmou à "Folha de S.Paulo" que o futuro governador sabe que ele não o apoiou no último pleito e que não houve mal estar no convite. "Assinei a carta, mas me mantive neutro na eleição. Fiquei impressionado com o convite porque ele não quis apenas apoiadores", diz.
O documento de outubro foi articulado pela antropóloga Lilia Schwarcz e pelo ex-reitor da Unicamp Marcelo Knobel e não cita diretamente Tarcísio ou Jair Bolsonaro (PL), mas diz que Lula e Fernando Haddad são "a única garantia de um novo Brasil, menos polarizado, mais cidadão e democrático".
O futuro secretário também já se posicionou contrário ao movimento Escola Sem Partido, criado em 2004 para combater uma suposta doutrinação de esquerda nas escolas brasileiras.
Em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo” em 2018, Agoyan disse que a USP deve obedecer à lei e que coisas que firam sua autonomia não precisam ser seguidas. "Isso fere. A universidade é um locus de debate. Formamos cidadãos".
Agopyan é mestre em engenharia urbana e construções civis pela USP (Universidade de São Paulo) e doutor em engenharia civil pelo King's College, de Londres. Hoje, estuda sustentabilidade da construção civil e inovação.
Ex-reitor da USP por três mandatos, o engenheiro também foi diretor da Escola Politécnica da USP, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), além de coordenar a área de ciência e tecnologia da Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo em 2008 e 2009, na gestão de José Serra (PSDB).
"Teremos um desafio bastante grande, mas estou muito empolgado pela postura que o governador colocou para a ciência e tecnologia. Devem ser uma mola propulsora para o desenvolvimento social", afirma.
Agopyan é conhecido no meio acadêmico paulista e tem relacionamento próximo com dirigentes da área e de instituições federais de todo o estado. "Isso facilita muito meu trabalho e tenho certeza que meu nome foi levantado por essas pessoas", diz. Ele já integrou conselhos de várias instituições científicas, como IPT, Fapesp, Capes, Centro Paula Souza, e Univesp.
O engenheiro destaca que a ciência ficava ligada ao desenvolvimento econômico e que agora existe a recomendação de Tarcísio em transformá-la em desenvolvimento social. Um de seus desafios é aumentar a sinergia política entre as instituições científicas do Estado.
A pasta anunciada nesta sexta era a única que faltava para completar a composição do novo governo, que terá 23 secretarias. Na quarta (21), o futuro governador divulgou 10 nomes. O secretariado contempla o PSD de Gilberto Kassab, o Republicanos e tem poucos bolsonaristas. O PSDB ficou de fora do primeiro escalão.
A área econômica tem cinco pessoas ligadas ao ministro da Economia, Paulo Guedes, além de Guilherme Afif (PSD), que comandou a transição de governo e foi nomeado secretário Especial de Projetos Estratégicos, cargo ligado diretamente ao Executivo estadual.
VEJA A LISTA COMPLETA DO SECRETARIADO DO GOVERNO TARCÍSIO
Arthur Lima - Casa Civil
Eleuses Paiva - Saúde
Gilberto Kassab - Governo
Renato Feder - Educação
Natalia Resende - Logística, Transportes, Infraestrutura e Meio Ambiente
Capitão Derrite - Segurança
Roberto de Lucena - Turismo
Caio Paes de Andrade - Gestão e Governo Digital
Lais Vita - Comunicação
Lucas Ferraz - Assuntos Internacionais
Rafael Benini - Parcerias Privadas
Samuel Kinoshita - Secretaria da Fazenda e Planejamento
Jorge de Lima - Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Marilia Marton - Cultura
Fábio Prieto - Justiça
Helena Reis - Esporte
Marcello Streifinger - Administração Penitenciária
Marco Antonio Assalve - Transportes Metropolitanos
Gilberto Nascimento Jr. - Desenvolvimento Social
Marcelo Cardinale Branco - Desenvolvimento Urbano e Habitação
Antônio Junqueira de Queiroz - Agricultura e Abastecimento
Sonaira Fernandes - Política para Mulheres
Vahan Agopyan - Ciência, Tecnologia e Inovação
Fonte: Valor Invest