Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

valor

Com exceção do Sul do Brasil, verão terá chuvas acima da média, prevê Inmet

Imagem de destaque da notícia
No Sudeste, previsão para próximos três meses é de irregularidade espacial das chuvas, com acumulados acima da média no ES, Triângulo Mineiro e região metropolitana de BH, além do oeste e leste de SP Estação mais quente do ano, o verão no Brasil começa na próxima quarta-feira (21/12), e se estende até 20 de março do ano que vem. As previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostram condições favoráveis para chuvas frequentes em grande parte do país, com exceção da região Sul.

A previsão indica maior probabilidade de chuvas próximas e abaixo da climatologia no Sul, em decorrência dos impactos que o fenômeno La Niña pode provocar. As temperaturas serão próximas à climatologia e ligeiramente acima da média na região.

No Sudeste, a previsão para os próximos três meses é de irregularidade espacial das chuvas, com totais acumulados acima da média no Espírito Santo, região do Triângulo Mineiro e região metropolitana de Belo Horizonte, além do oeste e leste de São Paulo. Enquanto nas demais áreas, a previsão é de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média. As temperaturas devem ser próximas e ligeiramente acima da climatologia nos próximos meses.

Para o Centro-Oeste, o Inmet prevê chuvas acima da média durante do verão, exceto no sul do Mato Grosso do Sul, norte do Mato Grosso e oeste de Goiás, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre. Quanto às temperaturas, a previsão indica que devem ser próximas e ligeiramente acima da média climatológica nos próximos meses.

No Norte do país, o Inmet indica predomínio de chuvas acima da média, principalmente na área norte da região, ainda devido à atuação do fenômeno La Niña e ao padrão de águas mais aquecidas próximo à costa. No sul do Amazonas e do Tocantins, além do sudoeste do Pará, a previsão é de chuvas ligeiramente abaixo da média durante o trimestre.

Assim como na região Norte, a continuidade das chuvas na região Nordeste está associada aos impactos da La Niña e ao padrão de águas ligeiramente mais aquecidas próximas à costa nordestina. Em áreas da Bahia, Sergipe e Alagoas, existe a probabilidade de ocorrerem chuvas ligeiramente abaixo da média. A temperatura do ar deve predominar próxima e acima da média histórica em grande parte da região nos próximos meses.

Fonte: Valor Invest

Comentários

Leia estas Notícias

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis