O conselheiro do Tribunal de Contas de Alagoas (TC/AL), Fernando Toledo, foi eleito, na manhã desta quinta-feira (15), presidente da Corte. Ele vai presidir os trabalhos da Casa no biênio 2023-24.
Toledo vai substituir Otávio Lessa, que presidiu o TCE nos últimos quatro anos, desde 2018.
No momento, Toledo agradeceu a todos os conselheiros pela confiança e falou sobre a expectativa para o novo mandato. "Nós agimos com harmonia e equilíbrio, foi uma eleição tranquila com unanimidade em todos os cargos. Vamos dar continuidade ao trabalho realizado pelo Otávio, buscando motivar ainda mais os servidores e fortalecer o Tribunal de Contas", afirmou.
Já Otávio Lessa, que foi parabenizado em todos os discursos, destacou que o maior avanço durante seus anos como presidente foi a mudança cultural, que culminou na transformação da imagem do Tribunal.
"Quanto mais as pessoas que compõe a corte vistam a camisa daquilo que estão fazendo, mais isso vai se consolidar. Mais um grande avanço é o respeito da mídia de modo geral, não vejo mais aquela expressão "Tribunal faz de contas" antes tão falada", disse Otávio Lesa, durante um discurso emocionado.
Conforme a votação, Lessa agora é vice-presidente; Rodrigo Siqueira foi eleito corregedor; a conselheira Maria Cleide foi eleita como diretora da Escola e Contas; e Rosa Maria será ouvidora.
*com informações da assessoria.