Às 18h desta quarta-feira (14), a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) encerrou o prazo para inscrições de candidatos que pretendem disputar a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL). Nove nomes se inscreveram para a eleição, entre eles, a ex-primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, candidata do senador eleito Renan Filho (MDB).
Conforme o site da ALE, também foram confirmadas as candidaturas de outras duas mulheres: Lisângela Maria Rubik da Silva e Kélzia Sayonara Franco Rodrigues Medeiros. O ex-candidato a prefeito de Maceió e a deputado estadual, o advogado e professor Basile Christopoulos, é outro nome que irá ser sabatinado pelos parlamentares. Filiado ao PT, esse é mais um nome do grupo político liderado pelo ex-governador de Alagoas.
Na última terça (13), antes dele, quem também havia protocolado sua candidatura foi Fábio José Correia Leal Costa, assim como Paulo Henrique Xavier Gonlçalves Ribeiro e José Elias de Souza Silva - primeiro a se inscrever na semana passada. Também se inscreveram Nelson Martins Yin Filho e Flávio Gilberto Farias dos Santos.
A reviravolta política que colocou Renata para a disputa foi articulada por Renan Filho, em consenso com sua base política na Casa. Por isso, nos bastidores da ALE, ela não é apenas a favorita, mas considerada como a próxima titular do TCE de Alagoas.
Não há data para o processo de escolha. A única certeza, porém, é que o currículo de todos os interessados a vaga serão analisados e ainda serão
Se tiver o nome confirmado, Renata Calheiros se juntará na Corte de Contas, que é formada por Rosa Albuquerque, irmã do deputado Antônio Albuquerque, Maria Cleide Costa Bezerra e Ana Raquel Ribeiro Sampaio.
O escolhido pelo Legislativo ocupará a vaga do conselheiro Cícero Amélio, que está afastado do cargo. Antes dos atuais candidatos, todas as especulações políticas eram a de que a vaga seria ocupada pelo deputado estadual e tio de Renan, Olavo Calheiros.
Fonte: Gazetaweb